Notícias

7 cidades que devem seus nomes à Nossa Senhora

Escrito por Redação A12

15 AGO 2022 - 16H40 (Atualizada em 14 AGO 2023 - 16H52)

Agência Santo Afonso

A Igreja celebra neste 15 de agosto a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Conheça algumas cidades que carregam o nome de Nossa Senhora e espalham a devoção mariana ao redor do mundo

1. Aparecida

Thiago Leon
Thiago Leon


Antes da década de 1920 Aparecida pertencia a Guaratinguetá (SP). Mas em 17 de dezembro de 1928, a Lei 2.312 criou um novo município.

O nome Aparecida possui ligação com a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil,  retirada por três pescadores do Rio Paraíba em 1717.

2 - Assunção

Wikimedia
Wikimedia


Quando foi fundada, em 1537, a capital paraguaia recebeu o nome de "A Muito Nobre e Leal Cidade de Nossa Senhora de Santa Maria de Assunção".

A cidade foi batizada por Domingo Martínez de Irala, governador geral da localidade. Evidentemente, Assunção é uma das cidades da América Latina que devem seu nome à Igreja Católica, religião oficial do Império Espanhol, que colonizou a maior parte dos países do continente americano.

3. Buenos Aires

Wikipedia
Wikipedia


Os conquistadores espanhóis até poderiam ter batizado a capital argentina por causa do ar limpo e puro do local.

Leia MaisQual relação da Assunção de Nossa Senhora com Nossa Senhora da Glória?Mas na realidade, o primeiro nome que a cidade recebeu, ao ser fundada em 1536, foi de "Real de Nossa Senhora Santa Maria do Bom Ar" (Real de Nuestra Señora Santa María del Buen Ayre, em espanhol).

O conquistador Pedro de Mendoza escolheu o nome em homenagem à padroeira católica dos navegantes sevilhanos, a Nossa Senhora do Bom Ar, também conhecida como virgem Bonaira.

4. Bogotá

Wikipedia
Wikipedia


O espanhol Gonzalo Jiménez de Quesada fundou a atual capital da Colômbia em 1538 e a batizou de Nossa Senhora da Esperança.

Um ano depois, em 1539, o nome foi mudado para Santa Fé.

O nome Santa Fé de Bogotá não era oficial durante a época colonial, mas seu uso tornou-se comum devido à necessidade de distinguir esta Santa Fé de outras cidades com o mesmo nome, sendo Bogotá o nome indígena da região. Com o tempo, este se tornaria o nome atual.

5. Cidade da Guatemala

Reprodução - TN23
Reprodução - TN23


Esta capital, que tem o mesmo nome do país, foi fundada pelos espanhóis em 1776.

O nome oficial desta cidade centro-americana é Nueva Guatemala de la Asunción.

6.  Cidade do Panamá

Reprodução - Facebook
Reprodução - Facebook
Papa Francisco com a imagem de Nossa Senhora no Panamá em 2019


A capital do Panamá foi fundada em 15 de agosto de 1519 com o nome de "Nossa Senhora da Assunção do Panamá", no dia em que a Igreja celebra a Mãe de Deus.

O espanhol Pedro Arias D'Ávila foi quem deu o nome à cidade.

7. La Paz

Reprodução - Flickr
Reprodução - Flickr


Embora a capital constitucional e histórica da Bolívia seja Sucre, é La Paz onde atualmente está localizada a sede do governo.

La Paz foi fundada em 20 de outubro de 1548 pelo conquistador espanhol Alonso de Mendoza, com o nome de Nossa Senhora da Paz, devido à pacificação das guerras civis no Vice-Reino do Peru. A cidade foi posteriormente transferida para sua localização atual, no vale de Chuquiago Marka.


Saiba a diferença entre a ascensão do Senhor e a assunção de Maria


Fonte: ACI Prensa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...