Notícias

A oração como ferramenta para a escolha de sua vocação

Escrito por Lais Silva

02 AGO 2022 - 16H45 (Atualizada em 03 AGO 2022 - 07H53)

Freepik

No calendário da Igreja Católica, o mês de agosto é o mês das vocações, um mês dedicado a ouvir o chamado de Deus para discernir sua vocação. Esse chamado exige uma resposta sincera, onde a pessoa esteja disposta a assumir seu compromisso de corpo e alma.Leia MaisOração à Nossa Senhora das VocaçõesÉ possível ser chamado para duas vocações diferentes?

O Papa Francisco disse, na mensagem que divulgou para o 55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, em 2018, que “a nossa vida e a nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina”, porque Deus nos escolheu, nos chamou para viver um propósito.

Muitas pessoas demoram muito tempo para descobrir qual seu propósito de vida, qual a sua vocação. A Igreja divide as celebrações em vocações: vocação sacerdotal, vocação matrimonial, vocação para vida religiosa consagrada e os leigos.

No primeiro domingo, celebramos a vocação sacerdotal. Para entendermos como a oração ajuda no discernimento da vocação, o A12 conversou com o padre Jonas de Pádua, que explicou de que forma a oração ajuda o seminarista nesse processo:

É Deus que nos chama e a oração é um diálogo, um encontro, que Ele permite que façamos com Ele, que nos chamou desde o nosso Batismo. Por isso, a importância da oração no caminho de discernimento vocacional: intensificar o encontro com Aquele que o chamou e é fiel, a fim de dar resposta à vontade de Deus esperada por nós. A nossa resposta vocacional é fruto da oração pessoal, bem como da família e da comunidade de fé”.

O processo de discernimento não é uma tarefa fácil, pois é uma escolha para toda a vida:

Discernir é entregar-se à vontade de Deus, como Maria fez, na convicção de que é Ele quem conduz a nossa história e tudo concorrerá conforme Ele desejar. Daí a oração ter um papel fundamental para vermos a vida com os olhos da fé (de Cristo), para sermos discípulos-missionários e continuarmos a sua missão”, completou pe. Jonas.

Hoje em dia, a internet pode ajudar ou atrapalhar qualquer um em sua vocação, independente de qual seja. O padre explicou que para um jovem que foi escolhido por Deus para sua vocação, a internet pode, sim, ajudar muito:

A internet nos ajuda a pesquisar quais possibilidades temos na Igreja para seguir na vocação e sermos felizes. Entretanto, decidir não é uma tarefa fácil, pois toda decisão exige de nós renúncia de algo. Ninguém consegue ter tudo a todo tempo e isso é normal. Deste modo, é preciso focar neste bom propósito de responder ao chamado de Deus, a partir dos sinais simples e humildes que Deus manifesta em sua vida, através de seus dons, das pessoas que convivemos, da família que temos e da comunidade que atuamos... Ele age com cada um de modo particular e de maneira diversa”.

O padre finaliza reforçando que a oração é um caminho muito importante, e que a conversa também vai auxiliar na escolha:

“Dedique-se à oração, converse com pessoas religiosas e de fé que você confia, partilhe seu desejo vocacional e realize um acompanhamento vocacional na diocese ou congregação religiosa, como a nossa Redentorista. Temos uma Secretariado Vocacional Redentorista para ajudá-lo nesse caminho de discernimento”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...