Notícias

Assista ao documentário sobre a Igreja no bicentenário da Independência

No canal do Youtube do A12, produção irá mostrar que a religião esteve diretamente ligada à nossa história

Escrito por Alberto Andrade

06 SET 2022 - 13H40 (Atualizada em 05 SET 2023 - 15H15)

Prefeitura de São Paulo

"Independência ou Morte!"

Este grito de Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga na então vila de São Paulo (SP) aconteceu no dia 7 de setembro de 1822, que marcou o momento único da separação entre Brasil e Portugal. Mesmo após dois séculos da emancipação política brasileira, ainda é preciso esclarecer muitos fatos e visões sobre este processo.

Leia MaisA12 divulga conteúdos especiais sobre o bicentenário da Independência do BrasilO Brasil é o país com o maior número de católicos do mundo, com aproximadamente 180 milhões de pessoas, tendo como referências o Cristo Redentor, um dos maiores cartões postais do mundo e também o Santuário Nacional de Aparecida, como maior santuário mariano do planeta, entre outras. Ou seja, o catolicismo está diretamente ligado à nossa história e nossa cultura.

E o A12 prestou esse serviço em setembro de 2022 ao fazer uma lembrança do bicentenário sob o ponto de vista da Igreja Católica, com o documentário "A Igreja nos 200 anos de Independência", no Canal do Youtube do A12, para assim, ilustrar de uma forma melhor e mais didática sobre a fé em nossas origens.

Portal A12
Portal A12


O idealizador e produtor do projeto, Alessandro Cardoso, falou sobre o impacto do documentário um ano após o seu lançamento. 

"A partir da exibição do documentário, tanto na internet quanto na TV, houve um retorno bastante positivo do público relacionado ao conteúdo quase que inédito explorado por esta produção. Por exemplo, muitas pessoas não conheciam a mártir baiana Irmã Joana Angélica, que defendeu seu convento da invasão dos revoltosos portugueses.

Outras acharam muito curioso a possibilidade de Frei Galvão e Dom Pedro I terem se encontrado na noite do sete de setembro. Além da emoção que muitos espectadores sentiram quando o herdeiro da família imperial brasileira, Dom João Henrique, relatou a promessa feita por sua bisavó, a princesa Isabel, quando do nascimento de seu avô.

Enfim, o documentário 'A Igreja nos 200 anos de Independência', além de ser um material histórico riquíssimo, é também uma prestação de serviço que o Santuário Nacional, por meio do Portal A12, presta à sociedade brasileira ao elucidar uma parte da nossa história que é negligenciada nas salas de aula". 

Portal A12
Portal A12
Historiadora Teresa Pasin participou do documentário


Alessandro também falou
que o documentário contribui para valorizarmos mais e para buscarmos mais informações para enriquecer nosso conhecimento a respeito de nossa história como nação.

“A importância dessa produção é, justamente, contar a história do nosso país sob a ótica da nossa Igreja, que há duzentos anos desempenha um papel fundamental na nossa política e na nossa sociedade. Nosso material vai mostrar por exemplo, que assim que colocou os pés no Brasil, a família real portuguesa foi logo para uma missa, completou.

Na produção, diversos nomes foram convidados a nos ensinar e também relatar sobre a influência da fé católica no processo da Independência, como os historiadores Teresa Pasin, Padre Inácio Medeiros, C.Ss.R., Bruno Cerqueira, o jornalista Laurentino Gomes, Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, o museólogo Frei Róger Brunorio, o missionário salesiano Padre Narciso Ferreira, além de Dom João Henrique e Dom Bertrand de Orlèans, membros da família imperial.


Acompanhe o documentário " A Igreja nos 200 anos de Independência"


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...