Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Academia Marial de Aparecida participa de Congresso em Roma

Roma sediará Congresso Internacional sobre Mariologia com presença do Papa Leão XIV

Escrito por Laís Silva

01 SET 2025 - 11H14 (Atualizada em 01 SET 2025 - 13H35)

merlin74 / AdobeStock

Entre os dias 3 e 6 de setembro de 2025, os olhos dos estudiosos da fé católica estarão voltados para a cidade de Roma, na Itália, que será sede da 26ª edição do Congresso Mariológico Mariano Internacional.

O evento, promovido a cada quatro anos pela Pontifícia Academia Mariana Internacional, acontecerá no tradicional Auditório Antonianum e reunirá especialistas em Mariologia de diversos países.

A programação inclui mesas temáticas distribuídas por idiomas, entre eles português, espanhol, italiano, inglês, francês, alemão, polonês e croata, refletindo o caráter multicultural e ecumênico do encontro. Um dos destaques será o encontro dos participantes com o Papa Leão XIV, previsto na agenda oficial do congresso.

A iniciativa tem o foco na reflexão teológica e espiritual sobre a devoção Mariana e seu vínculo com a vida e missão da Igreja, promovendo o diálogo entre diferentes tradições.

O Santuário Nacional estará presente no evento por meio da Academia Marial de Aparecida — AMA, com o Missionário Redentorista Pe. Ulysses da Silva, C.Ss.R. e a Supervisora da AMA, Eliane Cassiano.

“A expectativa primeiramente é de encontro de todas aquelas pessoas que tem um amor e uma devoção especial à Nossa Senhora e procuram de alguma forma expandir e partilhar”, explica pe. Ulysses.

Eliane também reforça a importância de participar deste congresso:

“Este evento reúne especialistas em Mariologia de diversos países. É uma oportunidade valiosa para conhecer como a Mariologia está sendo desenvolvida em diferentes países e, ao mesmo tempo, apresentar a nossa experiência aqui na Academia Marial. Estar presente nesse espaço de diálogo e partilha é fundamental para fortalecer os laços entre estudiosos e ampliar horizontes teológicos”.

Ela explica que a AMA estará presente com diversos parceiros:

“Estaremos com o grupo Brasileiro, com diversos associados da AMA e ABM, parceiros que estão sempre em nossos congressos: Pe Alexandre Awi, Ir Murad, Pe Joãozinho, Andrea Serrato, Márcia Miné, entre outros como a profa Lúcia Pedrosa que dará uma palestra para a Assembleia Geral. Além de outros que estarão online”.

Pe. Ulysses explica que um congresso como esse, que reúne pessoas de diversos países, contribui para que todos vejam por diversas perspectivas a devoção mariana.

“Ele vem, num certo sentido, sacramentar a caminhada que estamos fazendo em termos de mariologia, dizer até onde nós estamos no caminho certo. E isso é importante que tenhamos sempre diante de nós: que Maria, junto de seu filho, Ela tem um mistério entorno Dela em que nós nunca vamos tocar profundamente, é constantemente uma descoberta que vamos fazer do mistério de Maria. Ao mesmo tempo, nos ajuda a compreender que essa mariologia está dentro de uma Igreja maior, que não está apenas na Igreja do Brasil, ou dentro de uma determinada academia. Essa Igreja maior envolve o povo muito maior e que traz tradições tão diversas, tão distintas. Cada país tem a sua característica, tem a sua tradição mariológica e esse momento é bom para poder partilhar tudo isso”.

Eliane e Pe. Ulysses participarão de mesas de diálogos de língua portuguesa e vão poder contribuir para um debate rico. O Missionário Redentorista vai abordar o tema “Uma Igreja de rosto mariano: desafios a partir da pastoral no Santuário de Aparecida no Brasil”. Já supervisora da AMA vai falar sobre o tema “Tecendo a Igreja sinodal nos fios do conhecimento mariológico: experiência da AMA no maior santuário mariano do mundo”.

“Pretendo abordar justamente essa conexão entre Mariologia e sinodalidade — um tema atual e necessário para a vida da Igreja. A proposta é mostrar como, a partir da vivência mariana no Santuário Nacional de Aparecida, podemos contribuir para uma Igreja mais participativa, acolhedora e em constante escuta a exemplo da Virgem Maria. Aqui na Casa da Mãe temos muitas vivências e testemunhos da piedade popular, na pastoral, não nos faltam desafios e queremos refletir sobre isso”.


:: Conheça a Academia Marial de Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...