Notícias

Adoção: Um ato de amor que cura

"A relação que daí brota é tão íntima e duradoura, que de maneira nenhuma é inferior à que se funda na pertença biológica"

Escrito por Lais Silva

30 JUN 2022 - 16H10 (Atualizada em 25 MAI 2023 - 12H13)

Senivpetro / Freepik

O tema da adoção tem sido uma pauta cada vez mais frequente em diversos meios de comunicação. Ela começa na conversa informal com amigos e vai até a apresentação de dados nos veículos de comunicação. 

Mas não basta somente falar sobre adotar. É necessário entender mais a fundo os impactos desta ação, que é tão importante para a sociedade e para a construção de uma família.

De acordo com os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, atualmente há mais de 31,8 mil crianças e adolescentes acolhidos no país. Até maio deste ano, mais de 34 mil pretendentes estavam habilitados. Desde 2019, mais de 15,5 mil crianças foram adotadas pelo Sistema. Outras 5.445 estão em processo de adoção. 

A adoção é um caminho para os pais que desejam ter um filho, mas que, por questões biológicas, não conseguem, ou para os pais que já têm filhos biológicos e desejam também realizar esse processo de carinho, cuidado e amor.

O Papa São João Paulo II falou em seu discurso no Encontro Jubilar das Famílias Adotivas de 2000, promovido pelas Missionárias da Caridade, sobre o significado deste ato de amor:

“Adotar crianças, sentindo-as e tratando-as como verdadeiros filhos, significa reconhecer que as relações entre pais e filhos não se medem somente pelos parâmetros genéticos. O amor que gera é, antes de mais nada, um dom de si. Há uma “geração” que vem através do acolhimento, da atenção, da dedicação. A relação que daí brota é tão íntima e duradoura, que de maneira nenhuma é inferior à que se funda na pertença biológica”.

Entretanto, o fato de querer adotar uma criança ou um adolescente não é o item principal para conseguir a liberação. existe toda uma burocracia para concluir um processo de adoção no Brasil, e isso faz com que a fila de pais que desejam seus filhos fique maior e que as crianças que sonham com uma família aguardem por muito mais tempo. Leia MaisO que diz o Papa Francisco sobre adoção?Essência Familiar: À exemplo de José, como tratar a escolha e a beleza da adoção?Aparecida Debate: Adoção no Brasil

Trabalhar a cultura da adoção é tão importante quanto trabalhar a cultura do cuidado com a família.

O Papa Francisco também falou sobre esse tema, em audiência com os membros do Instituto Hospital dos Inocentes de Florença, em 2019, instituição que acolhe, assiste e promove a infância há quase seiscentos anos:

“Muitas famílias que não têm filhos, certamente, gostariam de ter um, através da adoção. Vamos em frente, criemos uma cultura da adoção, porque as crianças abandonadas, sozinhas, vítimas de guerra e por aí afora são tantas! Tantas vezes há pessoas que querem adotar crianças, mas existe uma burocracia tão grande – quando não há corrupção pelo meio… – Como precisamos de uma cultura que reconheça o valor da vida, sobretudo da vida mais frágil, ameaçada, ofendida, e ao invés de pensar em poder colocá-la de lado, de excluí-la com muros e fechamentos, se preocupe em oferecer cuidados e beleza! Uma cultura que reconheça em todo rosto, inclusive o menor, o rosto de Jesus”.

Há quem fale sobre problemas e riscos de uma adoção, mas toda escolha traz riscos, independente de qual seja. Francisco também falou sobre tais riscos no inicio deste ano:

“Ter filhos é sempre um risco, sejam naturais, sejam adotivos. Mas o maior risco é não os ter, negar a paternidade, negar a maternidade”.

Independente disso, a escolha de adotar é um ato de amor que cura. Cura os pais esperam por um filho e os filhos que sonham com uma família.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...