Entre os dias 28 e 30 de agosto, o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida recebe um encontro de âmbito nacional, com lideranças salesianas que vão refletir suas atuações em favor das juventudes.
O encontro é promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB) e vai reunir mais de 400 educadores das congregações dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, pretendendo identificar os atuais cenários e apelos juvenis.
Leia MaisSemana Vocacional: irmãs salesianas falam do carisma pela educaçãoO grupo de participantes é formado pelas lideranças das dez inspetorias que formam a RSB e será o primeiro encontro com representantes de diferentes áreas da atuação salesiana em território nacional.
O tema central do encontro é “Onde estão as juventudes? Vinde e vede”, e o lema: No “sacramento da presença, o segredo salesiano de educar e evangelizar”.
Dentro destas questões o evento tem o intuito de abordar as realidades da juventude, e planejar tendências e oportunidades para se trabalhar com jovens a partir do estudo do Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana e do Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil.
A proposta do gesto concreto para este evento é a elaboração de ações a nível inspetorial e nacional, além da publicação de um manifesto às juventudes a fim de inspirar a continuidade das reflexões e um compromisso de atender aos anseios das juventudes contemporâneas.
A programação do evento conta com oficinas temáticas, entre elas uma especifica sobre o habitar as redes sociais, outra sobre a participação social e política e o cuidado com a casa comum.
Entre os nomes confirmados no evento estão: o Padre Miguel Ángel García, Conselheiro para a Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco, a Irmã Ivone Goulart Lopes, membro da equipe internacional da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora e Dom Nelson Francelino Ferreira, ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Reflexão da Semana: ser próximo como o Bom Samaritano
Na parábola do bom samaritano, reflita o ensinamento de Jesus sobre a verdadeira fé se revelar na misericórdia concreta.
Leão XIV diz que uso da Inteligência Artificial deve respeitar valores humanos
Papa envia mensagem à Cúpula da Inteligência Artificial para o Bem e destaca que a IA deve ser aliada e respeitar a riqueza das relações humanas.
Envelhecer bem é possível, mas como?
O livro “A Arte de Envelhecer” mostra como chegar aos 60 anos com dignidade e traz reflexões atuais sobre a terceira idade no Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.