Notícias

Apesar de perseguições e mortes, a fé católica cresce na Nigéria

Especialista em liberdade religiosa falou da alegria e motivação do povo africano no país mesmo sofrendo repetidos ataques nos templos

Escrito por Redação A12

10 JUN 2022 - 11H03 (Atualizada em 10 JUN 2022 - 14H21)

Vatican News

Em pleno Domingo de Pentecostes, uma tragédia aconteceu na igreja de San Francisco Javier, em Owo, quando 40 pessoas foram mortas e mais de 60 foram feridas por cinco assaltantes, que explodiram uma bomba na paróquia localizada no sul da Nigéria. Ainda assim, há uma verdadeira primavera de fé acontecendo no país mais populoso da África.

Leia MaisPapa ora pelas vítimas de ataque na NigériaIgreja católica sofre ataque de homens armados na Nigéria

Stephen Rasche é membro sênior da política internacional de liberdade religiosa, com mais de 35 anos de experiência em projetos de ajuda humanitária no Oriente Médio, África, Ásia e América Latina, com grande parte em locais de alto risco.

Desde 2019, Rasche assumiu um trabalho adicional, com o objetivo de trazer as melhores práticas de sua vivência no Iraque para a perseguição contínua e violenta de cristãos na Nigéria. O professor, em entrevista para o site National Catholic Register, falou a respeito do trabalho realizado na África.

"Na Nigéria, agora estamos seguindo as melhores práticas aprendidas no Iraque, então há uma conexão muito grande. As prioridades para nosso trabalho agora são a construção de um hospital e clínicas médicas, uma escola de enfermagem e o desenvolvimento de programas de subsistência. Estas são coisas que servirão a todas as fés, e seu serviço, esperamos, falará por si. Estamos trabalhando com bispos e padres de grande coragem, enfrentando ameaças reais, sempre sendo pastores de seu povo. Posso dizer, pessoalmente, que é profundamente gratificante fazer parte da Igreja Católica em ação com homens como estes", falou.

AFP
AFP


O especialista relatou que mesmo após diversos ataques aos fiéis e religiosos,
a fé católica no país continua crescendo constantemente:

"Nestes últimos dois anos, pude participar de Missas em dezenas de paróquias em todo o norte e centro da Nigéria, de catedrais que abrigam milhares de pequenas igrejas nas montanhas, acessíveis apenas por longas jornadas a pé. Em todos os lugares, testemunhei a mesma coisa: uma grande alegria e profunda participação. Eu pude ver uma adoração incrivelmente profunda e bela nessas igrejas em ruínas e semiconstruídas. E em todos os lugares que estive, as igrejas estão crescendo, realmente transbordando", falou.

Professor Rasche também disse a respeito de mais sinais que a esperança em Cristo continua no país que sofre com a violência:

“Dos seus mais de 200 milhões de habitantes, pelo menos 30 milhões deles são católicos. Quase todos eles estão na Missa todos os domingos. E apesar de todo o perigo para Sacerdotes e religiosos, as vocações estão crescendo. Os seminários estão cheios e não há lugar fora das zonas de conflito onde as igrejas estão fechando e se consolidando, mas o contrário“, concluiu o professor.


.:: Mobilização da igreja para ajudar famílias afetadas pelas chuvas

Fonte: National Catholic Register

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...