Na Arquidiocese de Goiânia, desde o ano de 2007, durante o período quaresmal, os fiéis são incentivados à Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina). Neste ano, a novidade é o aplicativo Lectio Divina Goiânia. Leia MaisGestos cristãos para viver em cada dia da QuaresmaQuaresma: Papa nos convida a entrar em nosso deserto interiorUtilize a Encíclica Fratelli Tutti como exercício quaresmal
A ideia de promover a Lectio Divina surgiu do então Arcebispo, Dom Washington Cruz e, a princípio, foi pensada como uma forma de incentivar os jovens a estarem mais próximos da Bíblia e construírem um relacionamento com Deus a partir a leitura, meditação, oração e contemplação das Sagradas Escrituras. Bem como, incentivar a prática do Sacramento da Confissão.
A Pastoral Vocacional realiza, ao mesmo tempo, realiza um trabalho de acolhimento para aqueles que desejam discernir a vocação ou já anseiam pela vida sacerdotal ou religiosa. São também realizados na Arquidiocese momentos de convivência, atrações culturais, partilhas e trocas de experiências.
As atividades ligadas à Lectio Divina se estabeleceram na Paróquia Universitária São João Evangelista, referência e ponto de encontro do Setor Juventude.
No entanto, no ano de 2023, com a chegada do Arcebispo, Dom João Justino, passaram a ser promovidos os encontros em seis paróquias, com o intuito de que mais pessoas pudessem participar.
Neste ano, a atividade se expande para 12 paróquias e 4 escolas católicas distribuídas estrategicamente; e também foi desenvolvido o Aplicativo Lectio Divina, uma parceria do Setor Juventude, Pastoral Vocacional e Secretaria para a Comunicação.
Dom João Justino, escreveu no texto de apresentação do aplicativo:
“A Palavra de Deus nos apresenta a fraternidade como grande sonho de Jesus para a humanidade. Jesus não hesita em dizer-nos: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23, 8). A arquidiocese de Goiânia acolhe o apelo de Jesus em sintonia com a Campanha da Fraternidade e retoma o sonho da ‘civilização do amor’ [...]”
O Arcebispo finalizou com uma afirmação de que a escuta da Palavra, a meditação, a oração são ferramentas para que os jovens levem o Evangelho por onde forem, colocando em prática palavras, gestos e sendo testemunhas da Boa Nova.
add_circle_outline Baixe o aplicativo aqui ou acesse lectiodivinagoiania.com.brFonte: Vatican News
Angelus: Papa reflete sobre conhecer Jesus verdadeiramente
No Angelus deste domingo, papa Francisco reflete sobre cultivar o verdadeiro encontro com Jesus, e deixar-se transformar por Ele.
É necessário reconhecer e seguir Jesus com atitudes!
Jesus é o Messias, salvador e libertador enviado ao mundo por Deus Pai para anunciar a humanidade o caminho da salvação.
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.