Notícias

Assessores participam da 35ª Assembleia de Liturgistas do Brasil

“Formação Litúrgica: Desejos, Linguagens, Caminhos”

Escrito por Redação A12

30 JAN 2024 - 11H07 (Atualizada em 31 JAN 2024 - 13H45)

CNBB / Reprodução

Na última semana, de 22 a 26 de janeiro, assessores da comissão para a Liturgia participaram da 9ª Jornada de Estudos e 35ª Assembleia da Associação de Liturgistas do Brasil (ASLI), no Centro de Treinamento Dom João Batista, na Arquidiocese de Vitória (ES).

Nesta edição o tema tratou da “Formação Litúrgica: Desejos, Linguagens, Caminhos”, desenvolvido em conferências, seminários e comunicações científicas.

Entre os participantes, estavam presentes os três assessores da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A comissão entende que é essencial os assessores estarem junto às instâncias de formação da vida litúrgica do Brasil. Leia MaisCNBB organiza formações para catequistas em 2024CNBB divulga tema do mês vocacional 2024

Frei Felipe Marques, um dos assessores, destacou que o rico conteúdo despertou momentos de importantes reflexões a partir do resgate histórico do Movimento Litúrgico.

“A linguagem musical, simbólica, ritual e espaço-temporal da Liturgia foram discutidas em seminários e as comunicações apresentaram temas de aprofundamento nas direções teológica e pastoral”.

Ele ainda explicou que a articulação com os liturgistas dos Brasil e a comunhão com as entidades que promovem a formação litúrgica são projetos pastorais da comissão de liturgia.

“Conhecer as reflexões propostas pela ASLI e as preocupações dos liturgistas comprometidos com a unidade eclesial animam o nosso serviço e dedicação. A seriedade, a honestidade intelectual dos membros e a paixão que manifestam pela liturgia são marcas fundamentais para apoiarmos a ASLI e os seus inúmeros trabalhos”.

Felipe ainda sintetizou as palavras do Bispo de Bonfim e presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, Dom Heraldo Pinto Farias, que participou remotamente em uma transmissão ao vivo, incentivando o grupo a progredir na reflexão e no aprofundamento dos processos formativos.

“Com certeza, a experiência eclesial vivenciada nesses dias marcou a vida de todos os participantes, inspirando-nos a perseverar com alegria no caminho da formação litúrgica”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...