Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Campanha de Natal da ACN apoia catequistas em regiões precárias

Contribua com a Campanha Internacional da ACN e colabore com catequistas em contextos desafiadores

Escrito por Redação A12

09 DEZ 2025 - 12H05 (Atualizada em 09 DEZ 2025 - 16H48)

Vatican Media

Neste Natal, a Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) faz um convite muito importante a cada um de nós por meio da campanha internacional: catequistas, missionários da fé.

A Igreja volta o olhar para os agentes pastorais que atuam em situações de vulnerabilidade em diversas regiões do mundo, onde a presença de sacerdotes é limitada.

Elas mantêm viva a fé em lugares onde a Igreja não chega. São elas que anunciam a Palavra de Deus e preparam crianças e adultos para os sacramentos, o que significa também levar dignidade, esperança e a restauração de famílias.

Dentre as atividades que elas exercem estão:

- Acompanhamento de famílias;
- Orientação de crianças e jovens;
- Celebração da Palavra;
- Visitas aos doentes;
- Apoio espiritual a populações feridas.

Um exemplo é o casal de catequistas Adirce e Leni, que pertencem à etnia Ticuna, na Amazônia, um local marcado pela dor, pelos vícios e ausência da fé.

Ao ouvir o testemunho abaixo, é possível visualizar como a presença de catequistas nesses lugares é feixe de luz para muitas pessoas que vivem no sofrimento e longe de Deus.

O que é a fundação pontifícia “Ajuda à Igreja que Sofre”?

A ACN, Obra da Santa Sé, apoia ações pastorais da Igreja Católica por todo o mundo. O próprio nome já indica sua missão de ser apoio em locais de maiores necessidades e perseguições. Qualquer pessoa pode contribuir financeiramente e com orações.

De acordo com o site oficial da ACN, existem escritórios de arrecadação de recursos em 23 países responsáveis por financiar aproximadamente 5.000 projetos por ano, em mais de 130 países. A fundação não recebe nenhuma ajuda financeira de governos, sendo exclusivamente apoiada por donativos privados.

Fundada no ano de 1947, a ACN chegou à condição de Fundação Pontifícia da Igreja em 2011. Dentre os projetos que ela apoia estão:

- Impressão de bíblias e literatura religiosa;
- Formação de seminaristas;
- Apoio em missões e situações urgentes da Igreja;
- Meios de transporte que evangelizam;
- Comunicação;
- Ajuda a refugiados e vítimas de conflitos.

Contribua com a Campanha de Natal da ACN

Para dar suporte a catequistas que vivem esse contexto em locais isolados, de pobreza e outros inúmeros desafios, contribua com a iniciativa, que destaca o papel decisivo desses agentes pastorais nos locais descritos.

Para participar, é necessário acessar a página oficial da Campanha:

Acessar Campanha

Durante o Jubileu dos Catequistas, que aconteceu em Roma entre os dias 26 e 28 de setembro de 2025, o Papa Leão XIV se referiu aos catequistas como “a vida da Igreja nas periferias da fé”. Segundo o pontífice, são eles que levam a verdade de Cristo a todos os cantos com caridade e paciência, a fim de levar a fé aos que mais necessitam.

África, Amazônia e Ásia são locais de destaque nesta Campanha

Em Burkina Faso, na África, milhares de pessoas abandonaram as paróquias devido a ataques terroristas. Ainda assim, existem muitos catequistas acompanhando comunidades em situações precárias.

Já em comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas, na Amazônia brasileira, os agentes pastorais percorrem enormes distâncias para a missão, mesmo sem meios de transporte adequados. Este é o caso do casal da etnia Ticuna, do testemunho citado acima.

Na Ásia, Oriente Médio e África Oriental, há perseguição religiosa. Nesse contexto, os catequistas assumem a missão de preservar a identidade cristã.

Que a luz do presépio ilumine e aqueça esses locais esquecidos

A campanha é relacionada à espiritualidade natalina, uma vez que o nascimento de Cristo, também se deu em uma situação de fragilidades e perseguição. Por isso, os organizadores afirmam:

O Menino Jesus continua a nascer hoje nos lugares onde catequistas mantêm viva a fé em meio a cenários de abandono e violência.”

add_box Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”

Fonte: Vatican News | ACN

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...