A Santa Sé informou que o Cardeal eslovaco Jozef Tomko faleceu na manhã desta segunda-feira (08), em Roma. Ele tinha 98 anos de idade e era o cardeal mais idoso do Colégio Cardinalício.
Leia MaisCardeal mais jovem da Igreja é missionário em país com poucos católicosMorre cardeal Sodano ex-secretário de Estado de João Paulo II e Bento XVIApós ser internado no Hospital Gemelli em 25 de junho, devido a uma lesão na vértebra cervical, passou seis semanas no hospital e desde sábado, 6 de agosto, continuava seu tratamento em casa, com a assistência de um enfermeiro do Vaticano.
“Penso com gratidão ao seu longo e fecundo trabalho na Santa Sé como um colaborador diligente e prudente de meus antecessores. Penso também em seu espírito orante que o viu, numa idade já avançada, permanecer assíduo na diária recitação noturna do Terço na Praça de São Pedro, dando aos peregrinos e turistas um belo e público testemunho de amor à Santíssima Virgem”, disse o Papa Francisco em telegrama enviado para o arcebispo de Kosice, na Eslováquia, Dom Bernard Bober.
No dia 30 de abril, o Papa Francisco encontrou-se com ele na Sala Paulo VI. Durante o encontro com os participantes de uma peregrinação eslovaca, o Papa disse:
"Saúdo cordialmente o cardeal Jozef Tomko, cuja presença nos faz sentir que a Igreja é uma família que sabe honrar os idosos como um dom. Eu tenho uma dúvida, ele parece mais jovem do que eu?”, brincou o Santo Padre na época.
O funeral será na basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 11 de agosto, às 11h, e o sepultamento será na Catedral de Santa Elisabeth em Kosice, arquidiocese do seu local de nascimento.
Com a morte de Tomko, o Colégio de Cardeais é agora composto por 206 cardeais, dos quais 116 são eleitores e 90 não eleitores. O cardeal mais idoso é agora Alexandre do Nascimento, arcebispo emérito de Luanda (Angola), que fez 97 anos em 1º de março.

Conhecimento da realidade das Dioceses pelo mundo
Entre 1950 e 1965, Cardeal Tomko foi vice-reitor do Pontifício Colégio Nepomuceno em Roma e do internato adjacente para sacerdotes de vários países, incluindo países de missão e da América Latina.
O Bispo fez parte da organização do Sínodo Extraordinário convocado para o outono de 1985, por ocasião do 20º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II e do Sínodo Ordinário de 1987.
Estes encontros e as numerosas visitas que ele fez a diferentes países junto com as Assembleias Sinodais lhe permitiram adquirir um profundo conhecimento da realidade de muitas Igrejas particulares, bem como experimentar uma colegialidade efetiva e afetiva. Assim, a Providência o preparou para alargar seu coração à dimensão da Igreja universal e para liderar a Congregação para a Evangelização dos Povos, tarefa que lhe foi confiada por João Paulo II em 24 de abril de 1985, com sua nomeação como Prefeito.
Foi Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos durante dezesseis anos, até 9 de abril de 2001, e entre outubro de 2001 até outubro de 2007 foi Presidente do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais.
A12 entrevista Padre Alexandre Awi, secretário de Dicastério do Papa Francisco
Fonte: Vatican News / ACI
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.