Notícias

Celam publica nota de solidariedade pelas vítimas das chuvas

Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho pede orações e ações de auxílio para o povo gaúcho e a Igreja local

Escrito por Redação A12

09 MAI 2024 - 09H35

Gustavo Mansur - Governo RS

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul já deixaram 107 mortos e 136 pessoas desaparecidas, afetando 1,4 milhão de pessoas e com mais de 163 mil desalojados. As medições do nível do Guaíba são realizadas de hora em hora, conforme divulgação da Defesa Civil estadual. O dado mais recente, das 18h15 desta quarta-feira (8), mostra que o nível chegou aos 5,04 metros.

Mobilizações da Igreja no Brasil continuam a todo o momento para o auxílio material e espiritual das vítimas das enchentes. Nesta quarta-feira (8), o Santuário Nacional enviou mais de 6 mil garrafas de água, além de uma contribuição financeira para o Regional 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) publicou uma nota em solidariedade à “situação dramática vivida pelos irmãos e irmãs do sul do Brasil devido às fortes chuvas que provocaram inundações nunca antes registradas”. O Celam expressa a proximidade às pessoas e famílias que perderam os seus entes queridos, àqueles que tiveram de abandonar suas casas e pertences, e àqueles cujos sonhos e projetos foram levados pelas águas.

“Convidamos a rezar por todas as pessoas do sul do Brasil e a tornar a nossa solidariedade afetiva e efetiva, transformando-a em ações de sensibilização para ouvir os gritos da Terra que se exprimem nestes fenómenos climáticos. Que Nossa Senhora Aparecida nos cubra com sua proteção maternal e nos renove na esperança que brota da presença de Jesus Ressuscitado entre nós, reforça um trecho da nota.

Concresul - Divulgação
Concresul - Divulgação


Igreja no Brasil segue pedindo orações e atos solidários

Em vídeo publicado nas redes sociais, o Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, falou sobre a situação no Rio Grande do Sul e motivou gestos de oração e solidariedade.

“Acompanhamos de perto essa tragédia, manifestamos a nossa solidariedade e convidamos todos a elevarem orações ao Senhor da vida em favor dos desabrigados e, de modo todo especial, das famílias enlutadas”, disse Dom Jaime.

O Arcebispo recorda a mobilização solidária por meio do Regional Sul 3, que continua a receber doações em dinheiro para aplicar nas ações emergenciais, em apoio às famílias atingidas.

Queremos mobilizar todas as pessoas de boa vontade para um grande mutirão de solidariedade. Renovemos a nossa confiança na providência do bom Deus, que jamais nos desampara e, sobretudo nos socorre nos momentos de maiores aflições”.

Assista o vídeo na íntegra

.:: Quem deseja fazer uma contribuição aos irmãos do Rio Grande do Sul, façam diretamente pelo PIX 33685686001041 (CNPJ), em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil — Regional Sul 3. Outra opção é através da Cáritas Brasileira através do PIX 33654419.0010-07 (CNPJ) ou por depósito bancário para: Conta Corrente: 55.450-2 / Agência 1248-3 (Banco do Brasil).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...