Concluindo o mês missionário, quando a Igreja Católica propõe gestos concretos de solidariedade durante este período e convida a sairmos ao encontro do próximo, o Santuário Nacional de Aparecida recebeu na tarde deste sábado (29) mais uma edição do Cenáculo Missionário Nacional, com a vinda da Romaria da Obra dos Cenáculos Missionários (OCM), um momento onde pedimos a intercessão da Virgem Maria pelo mundo inteiro.
Leia MaisMaria, modelo dos missionáriosA alegria e o ardor de ser missionárioO coração missionário é incansávelO Terço Missionário foi recitado no Altar Central do Santuário, durante a tradicional Hora Mariana, e foi presidido pelo reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., animado pelo Irmão Alan Patrick Zuccherato C.Ss.R., e também por representantes, religiosos e voluntários da Obra dos Cenáculos Missionários.
O fundador da OCM, Padre José Stella, falou ao A12 da alegria em estar em Aparecida e realizar este Cenáculo.
"Uma grande felicidade mesmo, um sonho que este Santuário entra na missão, não somente para atender as graças do fiéis mas para a humanidade esta vida divina. O Santuário ajuda os fiéis a desenvolver mais a servir melhor a Deus e a humanidade.
Nossa visita ao Santuário de Aparecida coroa o meu sonho inicial de que a Igreja no Brasil entrasse mais em nossa missão, que em cada paróquia rezamos, pedindo para Nossa Senhora que os não-cristãos desse mundo encontrem essa graça. Um gesto de amor muito amplo, porque não rezamos por essas pessoas entenderem que Cristo é o centro de nossa fé", disse.
Padre Catalfo também falou da importância do Santuário sempre estar disponível para missões como esta, que nos incentivam a orar pelas missões.
"A força da oração é o poder de Deus em nossas vidas, especialmente deste mês missionário para nossa Igreja, e aqui no Brasil temos essas bonitas iniciativas de rezar pelas missões. A Igreja é missão! Esse é o desejo de assumir nossa vocação, de missionários e missionárias que anunciam o Evangelho do Reino", completou o reitor do Santuário.
Sobre o Altar Central e aos pés de Nossa Senhora, 50 pessoas, entre leigos e religiosos oraram os Mistérios Gloriosos, divididos em cinco grupos, carregando uma bandeira colorida, estarão rezando todos os povos da terra, com suas culturas, suas riquezas e sua necessidade de Cristo como centro de suas vidas e remissão dos seus pecados. No momento de oração, cada mistério do Terço foi recitado em intenção da conversão dos não-cristãos de cada continente (América, África, Europa, Ásia e Oceania).
As bandeiras e os terços têm cores específicas para cada continente: A América traz a cor vermelha, pois os europeus chamavam os nativos desta região de "pele-vermelhas"; a África na cor verde, pois no passado as missões eram intensificadas nas florestas verdes; o branco representa o continente europeu, pois sua região norte, que não tem muitos praticantes é coberta de neve. A Ásia é representada pela cor amarela, berço das antigas civilizações, culturas e religiões; e a Oceania, pela cor azul, continente formado por muitas ilhas e necessitado de missionários, mas que também já envia seus próprios missionários para outras terras.
O Rosário Missionário, além da devoção a Maria, mãe de Jesus, tem como objetivo unir pela oração todos os filhos de Deus presentes no mundo inteiro. Por isso, a contemplação de cada mistério traz uma reflexão sobre cada continente.
Auxílio na oração e na manutenção da Obra
A Obra Dos Cenáculos Missionários nasceu em resposta a um pedido do Papa São João Paulo II, em 1996. A iniciativa apoia a Igreja com orações e recursos pelas missões. Ao longo destes 26 anos, milhares de brasileiros em terras estrangeiras receberam no tempo de Natal, uma carta vinda do Brasil e a ajuda vinda dessas ofertas.
A OCM promove cenáculos missionários nas casas, onde o Terço é rezado diante do mapa-múndi, e as ofertas são enviadas pela OCM aos missionários brasileiros. Hoje há mais de 900 cenáculos em todo o Brasil.
1/14
O Portal A12 esteve no Cenáculo Missionário e mostra pra você este momento oracional
A santidade é o chamado fundamental a todos os filhos de Deus!
São Mateus relata o Sermão da Montanha, onde Jesus nos ensina a ser santos através das Bem-Aventuranças
CELAM promove curso sobre a Economia de Francisco e Clara
Curso “Com Clara e Francisco: Reconstruindo a Casa Comum” explora ecologia e espiritualidade, promovendo ações locais e redes de economia sustentável.
Papa pede que rezemos pelos pais que perderam um filho
Papa Francisco fez questão de reforçar que não há uma palavra que defina um pai que perde o filho, assim como viúvo ou orfão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.