Notícias

CNBB aponta práticas para o despertar da vocação

Dicas podem ser aplicadas especialmente nos encontros de catequese e de jovens durante o Ano Vocacional

Escrito por Redação A12

12 JAN 2023 - 14H49 (Atualizada em 12 JAN 2023 - 15H27)

CNBB

A terceira edição do Ano Vocacional está sendo uma oportunidade para cada batizado acolher o chamado de Deus e assumir uma vocação presbiteral, religiosa ou leiga.

Leia MaisExperiência Vocacional-Missionária será realizada na Arquidiocese de ManausCNBB divulga primeira chamada de TV do Ano VocacionalA Edições CNBB, editora oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, preparou uma lista com algumas dicas sobre quais iniciativas podem ser feitas em cada paróquia ou movimento para o despertar de cada vocação.

O bispo de Novo Hamburgo (RS), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom João Francisco Salm destaca a importância de trabalhar a vocação como “uma experiência, uma realidade que diz respeito a toda vida humana”.

Confira as orientações da CNBB para animar, especialmente nos encontros de catequese, os jovens no caminho de descoberta de sua vocação.

Pesquisar sobre as vocações

Sempre convide as pessoas a pesquisarem e a identificar como o Senhor chama, como nasce uma vocação. Se possível, organizar momentos de oração e partilha das descobertas entre eles e a comunidade;

Conversar com sacerdotes e diáconos

Promover diálogos das crianças, adolescentes e os jovens com os presbíteros, assim conhecendo um pouco da vida deles, no sentido de perceber como surgiu sua vocação, e encerrar a conversa com um momento de oração;

Refletir sobre a Vida Consagrada

Organizar com a comunidade atividades e momentos de reflexão e oração sobre o sentido da vocação à consagração

CNBB
CNBB


Mostrar o valor da família

No dia da vocação matrimonial, desenvolver atividades com a comunidade valorizando o ambiente familiar que em virtude do Sacramento do Matrimônio, significa a unidade de amor fecundo entre Cristo e a Igreja e a qual participa desse;

Refletir sobre os carismas e do sentido das vocações

Fazer uma reflexão sobre a identidade de cada congregação, valorizando o sentido desses dons para o caminhar da Igreja. Em agosto, no mês das vocações, fazer rodas de conversa vocacional e, se possível, transmitir nas diferentes mídias, sempre destacando o sentido de cada vocação para a realização pessoal e para a Igreja.

O terceiro Ano Vocacional será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no Brasil.

O tema “Vocação: Graça e Missão,” fundamenta-se na afirmação de que a vocação é um dom de graça e de aliança com Deus. O lema: "Corações ardentes, pés a caminho", recorda o coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

Para mais informações sobre estas iniciativas, acesse o site oficial do Ano Vocacional. 


Arquivo A fala sobre as vocações religiosas


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...