As Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), a Coordenação Nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) irão realizar, de 05 a 17 de janeiro, a 1ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional de Seminaristas, Reitores, Formadores e da Juventude Missionária.
O tema escolhido para a experiência, a ser realizada na Arquidiocese de Manaus devido à atenção que a Igreja tem dado à região, foi “Enviados pelo Espírito até os confins do mundo” e o lema “Cristo aponta para a Amazônia”. Leia MaisInfância Missionária: "Criança evangelizando criança"
Dom Leonardo Steiner, OFM, arcebispo de Manaus, escreveu a seguinte mensagem ao diretor nacional das POM, dom Maurício da Silva Jardim:
“Confirmo a disponibilidade da realização da experiência missionária em nossa Arquidiocese. Teremos a possibilidade de realizar a experiência nas comunidades ribeirinhas, mas também na periferia. Criaremos uma equipe para acompanhar a organização e o processo com a Pontifícias Obras. Nossa Senhora da Conceição nos acompanhe e proteja”.
Já o objetivo dessa iniciativa parte de diversas diretrizes da Igreja no Brasil. De acordo com Dom Mauricio da Silva Jardim, a sinodalidade tem se tornado uma marca na caminhada da Igreja.
“Estamos convictos de que precisamos fortalecer ainda mais esta realidade também no âmbito de nossas atividades referentes à formação, articulação e atuação dos organismos da Igreja no Brasil.
A experiência missionária será uma ótima oportunidade para avançar nesse campo.
O Espírito Santo, protagonista da missão, nos faça abraçar e viver sempre mais a causa missionária, que deve ser a primeira de todas as causas (cf. EG 15)”, afirmou.
05 - Chegada dos participantes e acolhida;
06 - Momento formativo; orientações metodológicas; celebração de envio;
07 - Deslocamento para as paróquias e comunidades; celebração com o povo;
08-14 - Experiência missionária;
15 - Reenvio missionário dos participantes nas paróquias e comunidades;
16 - Avaliação da experiência missionária; confraternização;
17 - Retorno.
Fonte: POM
O trabalho da Pastoral Carcerária na busca pela justiça e paz
A Pastoral Carcerária vive a sinodalidade ao caminhar com pessoas privadas de liberdade, defendendo sua dignidade, promovendo justiça e esperança.
Espiritualidade: bem-estar ou encontro com Deus?
Conheça a obra da Editora que convida o leitor a sair das ideias superficiais e redescobrir a espiritualidade como encontro real e transformador com Deus.
Leão XIV envia mensagem a CF 2026 e concede Bênção Apostólica
Papa confia a Campanha da Fraternidade deste ano a Nossa Senhora Aparecida, que não encontrou moradia ao dar à luz a Jesus, mas tem sua casa como Padroeira do Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.