A Comissão Episcopal Pastoral da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou o livro-documento “Grupo Jovem Paroquial: jeito jovem de ser Igreja” ,com o objetivo de atender à diversidade e aos anseios da juventude.
A publicação foi organizada pelos membros da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil, jovens Voluntários, membros do Setor Diocesano de Juventude, assessores adultos e a coordenação da irmã Valéria Leal e padre Watson Façanha.
Leia MaisPesquisa aponta aumento no número de jovens sem religiãoLivro Aparecida de Rodrigo Alvarez ganha versão ilustrada para jovensO estudo que possibilitou a escrita do livro-documento ocorreu em 2021, a partir de documentos da Igreja e a análise das respostas de questionários enviados para todas as regiões do Brasil, a fim de garantir uma visão ampla, e não apenas específica de determinada região.
As questões foram direcionadas para colher informações como a idade dos participantes dos grupos de jovens, o tempo de existência do grupo, atividades desenvolvidas, como é feito o acompanhamento de cada grupo, de que forma é realizada a formação de líderes e participantes.
Além disso, compreender os maiores desafios dos grupos, dúvidas no que diz respeito à estrutura/organização/formação e o apoio do Setor Juventude.
“A pesquisa foi realizada justamente para identificar o carisma dos Grupos Jovens Paroquiais, muitos com mais de dez anos de existência. O livro sistematiza todas estas atividades e esclarece as dúvidas para aqueles que ainda não conhecem esta expressão juvenil, que inclusive já tem membros na Comissão Nacional da Pastoral Juvenil desde 2019 e realiza o Encontro Nacional dos Grupos Jovens Paroquiais, chamado Conecta. E em breve teremos mais informações sobre o próximo encontro”, explicou a jovem Tuane Krupek, uma das representantes da expressão na CEPJ.
Livro Digital
O livro-documento faz parte da Coleção Igreja Jovem 2 e está divido em seis capítulos desenvolvidos em tópicos. São eles:
..:: Faça o download do livro aqui: Grupo Jovem Paroquial: jeito jovem de ser Igreja.
Fonte: CNBB
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.