Notícias

Pesquisa aponta aumento no número de jovens sem religião

Linguagem, política, liberdade de escolha e sociabilidade diversa, são possíveis causas de tal aumento

Escrito por Isabela Araujo

20 JUL 2022 - 16H09 (Atualizada em 26 JUL 2022 - 14H12)

Reprodução/ Freepik

Leia MaisSecretário do Papa detalha Jornada Mundial da Juventude 2023A juventude reza o terço junta. Acompanhe!
Uma nova pesquisa do Datafolha identificou aumento no número de pessoas, mas principalmente de jovens, sem religião. Entretanto, vale ressaltar que esse aumento já é observado há décadas.

De acordo com o Censo, em 1960, o grupo de pessoas que não tinham religião representava 0,5% da população nacional, passando para 4,8% em 1991 e 8% em 2010.

Na pesquisa do Datafolha de 2022, a porcentagem de “sem religião”, a nível nacional, é de 14%, enquanto entre os jovens este número salta para 25%. Os números em São Paulo e Rio de Janeiro são ainda mais surpreendentes, totalizando 30% e 34%, respectivamente.

O que significa ser “sem religião”?

O IBGE segmenta a escolha em agnóstico, que engloba quem acredita não ser possível afirmar se Deus existe ou não; ateu, grupo que não acredita na existência de Deus; e sem religião, pessoas que podem estar afastadas das instituições, mas ainda ter crenças religiosas, sendo essa a maior escolha entre os brasileiros que se definem “sem religião”.

IBGE, Censo Demográfico 2010
IBGE, Censo Demográfico 2010
Número de brasileiros que se declaram "sem religião"


No “Giro A12: Juventude e Religião”, a jornalista Elisangela Cavalheiro tratou sobre o assunto junto com 3 convidados: Kamilly Mariana, Flávio Sofiati e Pe. Antônio Ramos. Durante a discussão, Flávio Sofiati, escritor, pesquisador e professor, abordou sobre o significado do termo e a possível motivação dos jovens para tal escolha.

“Quando a gente fala em ‘sem religião’, a pessoa vai pensar em indivíduos ateus e não é bem assim. Na verdade, o ‘sem religião’ é aquela pessoa considerada sem denominação institucional fixa definida, mas é um indivíduo que, no caso do brasileiro, isso é muito explícito, tem religião”, explica o professor sobre o tema controverso.

Flávio também compartilha sua reflexão sobre o possível motivo que impulsionou os jovens nessa decisão: 

“Os jovens não abandonaram a igreja e nem a religião, mas estão negociando cada vez mais essa adesão e experimentando cada vez mais as múltiplas possibilidades que aquilo que a gente poderia chamar de 'mercado de bens de salvação' tem a oferecer para eles”, complementa o escritor.

Na visão da Igreja, Pe. Antônio Ramos, Assessor da Comissão de Juventude da CNBB, explica outras questões que ele acredita que impulsionam o desinteresse dos jovens a frequentarem os templos religiosos:

“Uma coisa que pega muito para nós (Igreja) é a questão da linguagem, e depois a dimensão comunicacional da celebração enquanto tal, da forma da gente trabalhar a catequese para a juventude e da forma de conduzir o grupo de jovens. Então, eu acredito que isso tenha influenciado esse jovem a se distanciar dos templos religiosos”, explica o Padre.

O tema é de grande complexidade e gera reflexões. Por isso, assista ao episódio completo abaixo e acompanhe a discussão entre os convidados para compreender mais a fundo sobre a questão.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...