Notícias

CNBB prepara delegação para o 10º Encontro Mundial das Famílias

Evento será realizado em Roma de 22 a 26 de junho com temas que abordam a missão da família Cristã

Escrito por Redação A12

14 JUN 2022 - 14H15 (Atualizada em 16 JUN 2022 - 09H29)

Vatican Media

Dioceses de todo mundo estão se organizando para mais uma edição do Encontro Mundial das Famílias, com iniciativas globais nas paróquias, iguais às que, ao mesmo tempo, se farão no Vaticano, entre 22 e 26 de junho.

Leia MaisVaticano apresenta programação do 10º Encontro Mundial das FamíliasComo São José pode inspirar famílias e pais?Roma continua a ser a sede principal, e na capital italiana vão acontecer o Festival das Famílias e o Congresso teológico-pastoral, ambos na Sala Paulo VI, e a Santa Missa na Praça São Pedro.

Participarão, em particular, os delegados das Conferências episcopais e dos movimentos internacionais engajados nas pastorais familiares.

Do Brasil, uma delegação de 33 pessoas vai representar o país, a partir da organização da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

O grupo é formado por um sacerdote, o assessor da Comissão Vida e Família e secretário da CNPF, padre Crispim Guimarães; 14 casais, entre eles o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf; uma pessoa separada e três bispos: o bispo de Campo Mourão (PR), dom Bruno Elizeu Versari; o bispo de Bacabal (MA), dom Armando Martín Gutierrez; e o bispo de Corumbá (MS), dom João Aparecido Bergamasco.

Padre Crispim Guimarães ressalta que o grupo brasileiro representa todas as regiões do país e é um grupo consciente, cujos integrantes são agentes da Pastoral Familiar e integrantes de movimentos eclesiais que atuam nas ações evangelizadoras voltadas para as famílias.

“O nosso foco é realmente participar e absorver aquilo que vai acontecer no Congresso Teológico, obviamente com o desejo de trazer alguma coisa para o nosso trabalho aqui no Brasil”, afirma o Sacerdote.

Expectativa dos convidados

O casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 2 da CNBB, Milton e Lourdes Morais, afirma que as expectativas são as melhores possíveis e que tem se preparado com as orações dos “amigos e irmãos da Comissão Regional, dos diocesanos, dos agentes da Pastoral Familiar” e com a oração particular como casal, como família, além dos preparativos de documentação e bagagem.

“Imagina a graça que Deus nos está dando de poder representar o nosso Regional junto com todo o mundo naquele momento de unidade com a Igreja e com nosso Papa. Estaremos representando nossas 21 dioceses, mais de mil paróquias, todos os agentes que fazem parte da Pastoral Familiar, dos serviços e movimentos desse nosso regional”, partilham.

De outro ponto do Brasil, a advogada Mara Silvia Piccinelli, da diocese de Dourados (MS), vai coroar uma experiência de acolhida na Igreja. Após a experiência da separação, ela decidiu por não procurar um novo relacionamento e, com o filho pequeno, buscou intensificar a caminhada na Igreja. Hoje soma quase dez anos de trabalho pastoral com crianças e jovens, na Pastoral Litúrgica e no cerimonial diocesano.

Para ela, ser convidada para integrar a delegação brasileira pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar é uma experiência que aumenta a fé.

“No primeiro momento, eu levei um choque: ‘Ah, eu vou lá, uma mulher separada, e aí, eu vi que, na verdade, esse chamado, esse comprometimento, esse olhar diferente que tem a catedral aqui de Dourados, isso também aconteceu nesse Encontro Mundial das Famílias. É uma experiência sem igual e eu agradeço à minha Igreja e todos esses que estão comigo, que me convidaram e que caminham junto comigo na Pastoral, porque, de uma forma ou de outra, eu acabo fazendo parte, indiretamente, da Pastoral Familiar”, destaca Mara.

.:: Confira a mensagem do Papa Francisco sobre o Encontro

Fonte: CNBB / Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...