A Comissão Episcopal para a Juventude vai atualizar o “Documento 85 — Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas Pastorais”.
A iniciativa aconteceu após a aprovação do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), um passo significativo para fortalecer sua atuação junto às juventudes.
Esta atualização foi considerada prioritária no Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil, realizado em setembro, em Brasília.
O encontro reuniu líderes religiosos e responsáveis pelos setores de juventude das dioceses do país, que enfatizaram a necessidade urgente de revisar o documento para mantê-lo como uma referência sólida para iniciativas juvenis. Também foram consultados bispos, padres e jovens de todas as regiões do Brasil.
“O processo de atualização será um momento muito importante, porque será colocado o tema Juventudes sobre a mesa, sobre a atenção de toda a Igreja Católica em nosso país, envolvendo coordenadores juvenis, assessores, envolvendo as dioceses, fazendo chegar às paróquias e aos grupos, e, principalmente, ouvindo as juventudes. Nós olhamos esse momento de atualização do Documento 85 como um kairós, um tempo de graça na evangelização das juventudes em nosso país”, explicou o bispo de Imperatriz–MA e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Vilsom Basso.
O texto foi publicado em 2007, e agora será atualizado para responder aos novos desafios e realidades vividos pelos jovens, considerando as mudanças culturais, sociais e espirituais dos últimos anos.
É fácil observar que o perfil do jovem de 10 anos atrás não é o mesmo perfil do jovem da atualidade. Por isso é necessário atualizar documentos como esses para que a relação Igreja e Jovem se fortaleça.
O grupo de trabalho quer que o novo documento seja um instrumento eficaz para a evangelização e acompanhamento integral dos jovens, caminhando em sintonia com o magistério do Papa Francisco.
O pontífice atualizou a visão da igreja sobre a evangelização da juventude em sua Exortação Apostólica Christus Vivit. Com isso, a Comissão trabalha atenta às mudanças culturais, sociais e espirituais dos últimos anos para conversar diretamente como jovem.
Com o objetivo de garantir que o documento mantenha um diálogo claro com a juventude e sendo ferramenta para a evangelização dos jovens, a Comissão Episcopal deu início à formação de um grupo de trabalho que conduzirá o processo de atualização. A equipe será composta por especialistas em juventude, líderes pastorais e representantes das diversas expressões juvenis da Igreja no Brasil. Leia MaisDocumento da CNBB orienta responsáveis pela evangelização da juventude
Os jovens trazem energia e vitalidade para a Igreja. Eles são o futuro da Igreja e conseguem se comunicar melhor com outros jovens, usando uma linguagem e métodos que fazem sentido para sua geração.
A Igreja Católica busca ouvir todos os públicos, pois são importantes e fortalecem a missão de levar o Evangelho para todos. Ouvir o jovem é uma forma de engajar a comunidade, entender o que é necessário para trabalhar juntos e garantir que teremos adultos engajados com a mesma energia de um jovem.
Essa atualização é vista como um momento de graça e renovação na evangelização das juventudes, destacando a importância de ouvir e acolher os jovens em suas diversas realidades.
As pastorais da juventude são essenciais nesse trabalho, ao manter o contato direto com os jovens de suas comunidades, entendendo as realidades, dificuldades e culturas. Participe você também de encontros, faça parte das pastorais, contribuindo com sua comunidade.
O Papa Francisco incentiva a Igreja a estar ao lado dos jovens, ajudando-os a discernir seus caminhos e a viver a fé com autenticidade.
Esse impulso renovador tem sido essencial para a Pastoral Juvenil, que busca promover uma evangelização mais próxima, acolhedora e dinâmica, alinhada aos anseios e desafios das novas gerações.
Adquira o seu Documentos da CNBB 85 - Evangelização da Juventude -Digital
Fonte: CNBB
Fragilidade: o caminho para o crescimento pessoal
"Pequeno tratado sobre a fragilidade" é um convite à reflexão de nossas vidas e a prática da empatia.
Dogmas da Igreja: O Céu
O céu é o estado de plena comunhão com Deus, onde os justos vivem a glória divina em unidade com Ele.
Bodas de Caná: o início simples da vida pública de Jesus
"Nas Bodas de Caná, Jesus transforma água em vinho, revelando sua missão e inspirando fé nos discípulos. Maria acredita e guia: 'Fazei tudo o que ele disser'."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.