A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, se reuniu na sede da Edições CNBB. A reunião aconteceu de 29 a 31 de março, e o ponto principal discutido foi a conclusão da tradução da 3ª edição do Missal Romano.
Dom Edmar Peron, Dom Carlos Verzeletti e Dom José Luiz Majella Delgado estiveram presentes na reunião, além dos assessores padre Leonardo Pinheiro, do Setor Pastoral Litúrgica; e irmão Fernando Vieira, do Setor Música Litúrgica, e o perito do Setor Espaço Litúrgico, padre Thiago Faccini Paro.
A Comissão para os Textos Litúrgicos da CNBB – CETEL e o Setor Pastoral Litúrgica, atuaram acompanhando a tradução nos últimos dois anos. A partir de agora, serão enviados os últimos materiais para a avaliação dos bispos antes da votação na etapa presencial da 59ª Assembleia Geral da CNBB. Essa parte diz respeito às orações eucarísticas, às bênçãos e aos prefácios. Já o Setor Música Litúrgica vai preparar os cantos que entrarão no missal.
A nova edição do Missal Romano – em caso de aprovação do episcopado -, será produzida pela Edições CNBB, e a reunião marcou o encontro da Comissão com a equipe que será responsável pela diagramação do material.
“Nós não tínhamos feito ainda esse momento de sentar junto, de conversar sobre os subsídios, as publicações e, especialmente, sobre o missal. Hoje nós definiremos as questões gráficas do Missal e também vamos conversar sobre as outras publicações de Liturgia que as Edições têm. Para mim, isso é um momento muito feliz, primeiro por reencontrar a comissão presencialmente, e esse outro porque é a primeira vez que nós iremos fazer um encontro Edições CNBB e Comissão Episcopal para a Liturgia”, comentou dom Edmar.
O encontro serviu também como oportunidade para apresentação do texto do Setor Espaço Litúrgico sobre as vestes litúrgicas, além da preparação de um material que favoreça a aplicação do acordo da CNBB com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que vai ajudar no entendimento das orientações do órgão público e a explicação sobre lugares católicos. A comissão também prepara um texto que será encaminhado às vinícolas que produzem vinho para a missa.
Após dois anos de pandemia e com reuniões sendo realizadas à distância, dom Edmar afirmou que é bom sentir “a experiência do compromisso conjunto”.
“O encontro cria o espaço da partilha, de como nós vivemos ao longo desse tempo e, junto com isso, a pauta a ser discutida enquanto partilhamos, enquanto discutimos a pauta, então vamos fortalecendo os laços”, observou.
Fonte: CNBB
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Por que celebramos a Exaltação da Santa Cruz com alegria?
Celebramos na Festa da Exaltação da Cruz a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Saiba mais!
"Ação Missionária Sem Fronteiras" reúne jovens de todo o Brasil em PE
O objetivo é incentivar o protagonismo missionário e fortalecer os laços entre os jovens de todo o país.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.