Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Como comunicar a fé com verdade no mundo digital?

Neste 6º episódio dos 15 anos do A12, especialistas refletem sobre como a comunicação da Igreja evoluiu com a tecnologia

Escrito por Beatriz Nery

30 JUN 2025 - 08H00

sav_an_dreas/Adobe Stock

15 anos, o A12 nasceu como um portal de evangelização para aproximar fiéis da devoção à Nossa Senhora Aparecida, por meio do Santuário Nacional, criando hábitos de fé no cotidiano digital.

De lá para cá, a comunicação católica se transformou e, junto dela, surgiram novos desafios, oportunidades e aprendizados.

arrow_forward Neste 6º episódio comemorativo dos 15 anos do A12, conversamos com Fabiano Fachini, jornalista e estrategista digital e Silvonei José, jornalista e coordenador da Rádio Vaticano e Vatican News (português) sobre como foi necessária a adaptação de linguagens e formatos para evangelizar diante das novas tecnologias.

Desde jovem, Fabiano percebeu sua vocação para a comunicação ao testemunhar sua fé no dia da sua Crisma. Desde aquele momento até hoje, construiu um caminho que uniu jornalismo e evangelização.

Atuou na PASCOM, participou da JMJ em Madri em 2011 com um blog feito exclusivamente pelo celular e foi referência para dioceses durante a pandemia, ajudando comunidades a se adaptarem ao ambiente digital. Hoje, seu perfil no Instagram é um espaço de formação, com foco na evangelização criativa e eficaz.

Para ele, o futuro da missão online passa por quatro tendências principais:

  1. Personalização da mensagem com linguagem local e temas devocionais;
  2. Diversidade de plataformas para alcançar diferentes públicos;
  3. Uso consciente da inteligência artificial, sem perder a dimensão pastoral;
  4.  Vídeos curtos, eficazes na catequese e evangelização.
A12 A12


Por outro lado, Fabiano alerta sobre armadilhas digitais, como o foco excessivo em números, a superficialidade de conteúdo e o mau uso da inteligência artificial. “É preciso dominar os algoritmos sem deixar que eles dominem nossa missão”.

Para Silvonei José, é necessário reforçar a dimensão ética da comunicação católica para que o comunicador seja ponte, não protagonista.

“A mensagem do Papa Francisco [para o 50º dia mundial das comunicações] pede para partilhar com mansidão a esperança que está nos vossos corações. E o que significa isso? É ser agente de esperança, para a gente promover um diálogo, para a promover a dignidade humana. Nós vivemos hoje em um momento muito complicado da nossa comunicação. O papa falou de desarmar a informação. Papa Leão XIV nos falou mais uma vez também, desarmar. É porque, paradoxalmente, nós estamos num mundo em que a comunicação se tornou muito fácil.”

Ele alerta para os riscos de um mundo onde a comunicação se tornou fragmentada e, muitas vezes, tóxica.

“A partir do momento em que eu utilizo [a inteligência artificial] para o bem comum, o bem da pessoa, eu estou no caminho certo, porque aí vem junto a justiça. Mas quando nós usamos de modo ilícito, é complicado. Papa Francisco, eu recordo uma frase dele, ‘eu não tenho medo da inteligência artificial, tenho medo da inteligência humana’”.

A missão do A12 no mundo digital

A12 A12


Fachini reconhece o papel essencial do A12 na evangelização digital. “Quando acesso o Portal A12, lembro do Santuário, lembro da Mãe Aparecida. Isso cria vínculo, confiança e torna o canal uma referência para quem busca Deus.”

Para ele, três pilares sustentam a comunicação digital da Igreja:

Presença: “É estar de verdade nos ambientes digitais, acompanhando as dores e esperanças das pessoas.”

Escuta: “Ouvir com os ouvidos do coração e contar com o coração, como nos ensina o Papa Francisco.”

Coerência: “Quem comunica com verdade, com linguagem acessível e enraizado na fé, gera confiança.”

Silvonei lembra que o papel de veículos de comunicação católicos como o A12 é ajudar os fiéis a encontrar, além de informações sobre a Igreja, um consolo e descanso:

O A12 é a ponte entre o peregrino e a Mãe. Quem vai a Aparecida não vai só para conhecer um edifício. Vai para encontrar, agradecer, rezar.”

Em tempos de velocidade e excesso de informação, comunicar e evangelizar com o coração e com verdade é o que sustenta a missão da Igreja no mundo digital.

Como resume Silvonei: “Comunicar magnificamente é mais do que ter bons instrumentos. É colocar o coração no anúncio do Evangelho.”

:: Devotos contam como tem o A12 como companhia de evangelização e informação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...