No último dia 6 de março, o Teatro 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (RS) sediou as últimas discussões do Congresso Internacional de Pastoral Urbana. O destaque ficou para as reflexões sobre sinodalidade e cultura urbana.
O padre Carlos María Galli, presbítero da arquidiocese de Buenos Aires, membro do Conselho Episcopal Latino-Americano, e da Comissão Teológica Internacional, apresentou a palestra "Por uma Igreja toda sinodal no contexto urbano". Ele destacou a importância da experiência cidadã integral, relacionando-a com a vida urbana global. O padre Galli ressaltou que atualmente, casa, cidade e mundo se entrelaçam em fenômenos de globalização.
O conferencista convidou os presentes a discernir a presença de Cristo nas cidades, enfatizando a necessidade de administrar com paciência e sabedoria as injustiças sociais, além de ajudar aqueles que sofrem. Ele concluiu incentivando uma pastoral urbana sinodal, baseada na experiência conjunta, citando a dinâmica da vida humana.
O professor Francisco de Aquino, da Universidade Católica de Pernambuco e da Faculdade Católica de Fortaleza, discutiu "Perspectivas teológicas e pastorais para a edificação de comunidades sinodais no contexto urbano". Ele abordou as dificuldades enfrentadas nas cidades, como pobreza, tragédias ambientais e desigualdades sociais.
Aquino ressaltou a importância das pequenas comunidades como espaços de proximidade e confiança, destacando seu papel na vivência da fé e na presença da Igreja na sociedade. Ele concluiu enfatizando a necessidade de uma comunidade com dinamismo sinodal para enfrentar os desafios urbanos.
Os organizadores anunciaram que a próxima edição do Congresso acontecerá de 12 a 14 de maio de 2026, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em Recife (PE). O evento foi encerrado com uma missa presidida pelo cardeal Tolentino Mendonça.
As diretrizes para a pastoral urbana a partir do pontificado de Francisco, no segundo dia de Congresso
O segundo dia do Congresso Internacional de Pastoral Urbana, realizado ontem (05), trouxe valiosas indicações do Papa Francisco para o desenvolvimento da pastoral nas cidades.
Pela manhã, as atividades foram marcadas por partilhas de experiências de pastoral urbana, explorando reflexões sobre a cultura urbana à luz do pontificado do Papa Francisco. A oração inspirada na Campanha da Fraternidade iniciou as atividades, seguida pela apresentação do trabalho da Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) na Alemanha, com enfoque no apoio à Igreja no Brasil desde os anos 60.
Ana Parente, representante da ACN, detalhou iniciativas pastorais em grandes cidades, destacando projetos como o Grupo de Religiosas Inseridas no Meio Popular em Salvador e as ações das Religiosas do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras (PIME), em São Paulo.
Na primeira conferência, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antônio Luís Catelan, abordou “A Cidade no Magistério de Francisco”, discutindo a visão do Papa sobre os desafios urbanos e as oportunidades para a vida nas cidades, com ênfase na ecologia integral.
A segunda reflexão, conduzida por Dom João Justino, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, explorou as “Linhas de Ação do Papa Francisco para a cidade”. Destacou pontos do magistério papal, ressaltando a importância de olhar com fé para a cidade, escutar as vozes das periferias e promover diálogos que enriqueçam a escuta e a comunhão.
A tarde do congresso abordou os desafios da evangelização no contexto amazônico, com o cardeal Leonardo Steiner, de Manaus, seguido pela apresentação do arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, sobre as perspectivas para a Iniciação à Vida Cristã no mundo urbano. O cardeal português José Tolentino de Mendonça encerrou o dia com a conferência “Desafios da cultura urbana para a Evangelização hoje”, após receber o título de Doutor Honoris Causa.
As atividades continuam, promovendo a reflexão e a troca de experiências para fortalecer a presença da Igreja nas cidades.
Primeiro dia contou com conferências de lideranças episcopais
Na tarde desta segunda-feira, 4 de março, teve início na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, o Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana. O evento conta com a participação de autoridades eclesiais e acadêmicas, incluindo o arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho, Celam, dom Jaime Spengler, o Reitor da PUC-RS, irmão Evilásio Teixeira, entre outros.
A conferência de abertura foi proferida por dom Joel Portela Amado, bispo eleito de Petrópolis (RJ), que situou os presentes no contexto da reflexão sobre a Pastoral Urbana no Brasil. Durante os próximos dois dias, o congresso contará com a participação de conferencistas nacionais e internacionais, buscando propostas e processos que respondam ao desafio do anúncio do Evangelho na cultura urbana atual.
Leia MaisRede Aparecida cobre Congresso Teológico Internacional de Pastoral UrbanaArquivo A da TV Aparecida mostra o trabalho de evangelização urbanaO subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá, também participou da mesa de abertura, destacando que a maioria da população mundial reside em grandes cidades. Ele ressaltou os desafios enfrentados nas áreas urbanas e a importância da ação evangelizadora da Igreja nesse contexto.
Padre Jânison relembrou que a CNBB já abordava a temática em 2010, realizando um seminário sobre “Pastoral urbana, categoria de análise e interpelações pastorais”. Ele enfatizou que, na sociedade globalizada, existem desafios, mas também oportunidades para o anúncio do evangelho.
O congresso busca promover a escuta dos diferentes apelos e encontrar caminhos para a evangelização no contexto urbano, conforme as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
A programação desta segunda-feira incluiu conferências sobre a ação pastoral da Igreja nas grandes cidades, os desafios da cultura digital para a Igreja no contexto urbano e a hospitalidade e a cultura do encontro nesse cenário.
Cobertura da Rede Aparecida de Comunicação
Marcando presença no Congresso, a Rede Aparecida trouxe atualizações diárias sobre as conferências. Veja abaixo algumas fotos, enviadas pela jornalista Camila Morais, da TV Aparecida:
1/3
.:: Para mais informações sobre o evento e a programação, acesse: este link.
Fonte: CNBB/ Camila Morais (TV Aparecida)
Papa no Angelus: reconhecer a singularidade de Jesus em nossa vida
No Angelus, Papa Francisco convida fiéis a reconhecerem a singularidade de Jesus e refletirem sobre sua missão.
Sob os pés da Mãe Aparecida, jovem se converte ao Catolicismo
A conversão é uma transformação de vida inteira! Conheça a história de um jovem que se converteu por meio de Nossa Senhora Aparecida.
Jesus anuncia a Boa Nova por meio da leitura de Isaías
A ação de Jesus é um convite à prática da fé e à vivência dos ensinamentos do Evangelho.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.