Notícias

Conheça 3 santas com corpos incorruptos

Santa Cecília, Santa Clara de Assis e Santa Rita de Cássia, são exemplos de corpos que mesmo sem embalsamento, técnica para prevenir a putrefação, continuaram conservados

Escrito por Isabela Araujo

18 JUL 2022 - 16H30 (Atualizada em 18 JUL 2023 - 11H34)

Reprodução/ Franciscanos

Leia MaisO corpo incorrupto de Santa Clara e a sua beleza incrível

Corpo incorrupto “é um corpo que, por razões não explicadas cientificamente, permanece em um estado de conservação muito acima do normal.

Isso não quer dizer que ele esteja exatamente como um corpo vivo, sem nenhuma corrupção, mas que está inexplicavelmente conservado”, de acordo com a explicação feita pelo colunista João Antônio Johas, em seu texto “O que significa um corpo incorrupto?” (clique para ler)

Existem raros casos de corpos incorruptos. Entre eles estão cerca de 100 santos, beatos e papas.

Santa Cecília, Santa Clara de Assis e Santa Rita de Cássia são grandes exemplos desse fenômeno. Veja mais informações sobre estes milagres abaixo:

Santa Cecília, Padroeira dos músicos

Reprodução/ @CatholicSat - Twitter
Reprodução/ @CatholicSat - Twitter

O primeiro corpo incorrupto descoberto em toda a história da Igreja foi o de Santa Cecília. Mesmo não se sabendo a data correta de sua morte, acredita-se que tenha ocorrido por volta de 177 depois de Cristo.

Santa que cantou a Deus “Senhor, guardai sem manchas o meu corpo e minha alma, para que não seja confundida” , teve seu túmulo desaparecido por séculos, até o momento em que apareceu para o Papa Pascoal I.

Seu corpo foi encontrado intacto, e hoje é representado por uma obra feita pelo escultor Stefano Maderno, que, ao que indica, promete ser uma representação fiel ao corpo encontrado. Sua Basílica fica em Trastevere, em Roma, e acredita-se ter sido construída onde estava a mansão de sua família.


Santa Clara de Assis, Padroeira da televisão

Reprodução/ Tumulos Famosos
Reprodução/  Tumulos Famosos


Santa Clara foi uma mulher apaixonada por Deus e que abriu mão de tudo, principalmente de sua condição financeira, para seguir sua vocação.

A discípula de São Francisco de Assis tem seu corpo intacto desde o século XI. A partir de 1872, pode ser encontrado na cripta de vidro na Basílica de Santa Clara, localizada em Assis, na Itália, e exposto para contemplação dos peregrinos.


Santa Rita de Cássia, padroeira das causas impossíveis

Reprodução/ Shutterstock
Reprodução/ Shutterstock


Margherita Lotti, nome original de Santa Rita, foi um exemplo de perseverança e de fidelidade à Cristo.

Ela faleceu em 1457, mas foi somente 170 anos após esta data que seu corpo foi encontrado.

Até os dias de hoje, seu corpo continua conservado e seus membros ainda possuem flexibilidade.

Seu físico fica exposto no Santuário de Cássia, em Roccaporena, Italia, em uma urna de prata e cristal, como sinal de sua santidade, e pode ser visitado pelos fiéis.

Conheça um pouco mais da história da Santa das causas impossíveis


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...