Com o Conclave e os 133 cardeais eleitores, nações de todo o mundo voltam os olhos a escolha do próximo sucessor de Pedro, aguardando a fumaça branca na chaminé da Capela Sistina.
A cada votação, a expectativa para conhecermos o futuro sumo pontífice aumenta, e em meio, aos cardeais temos a presença de oito brasileiros, sendo sete deles eleitores.
Vamos conhecer um pouco mais sobre quem são eles?
Cardeal Paulo Cezar Costa, de 58 anos, arcebispo de Brasília (DF)
Dom Paulo Cezar Costa, da Arquidiocese de Brasília, foi anunciado cardeal pelo Papa no mesmo dia que Steiner. O carioca tem ele tem graduação em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestrado em teologia pela Pontifícia Universitas Gregoriana (1998) e doutorado em teologia pela Pontifícia Universitas Gregoriana (2001).
Dom Paulo Cezar Costa foi ordenado presbítero aos 25 anos, quando foi vigário paroquial na Paróquia de São Pedro e São Paulo, no município de Paraíba do Sul.
Cardeal Sergio da Rocha, de 65 anos, arcebispo de São Salvador (BA)
Nascido em Dobrada, no interior de São Paulo, o cardeal é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, também em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Ele foi professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989-2001) e colaborou, em Porto Velho (RO), no Projeto Missionário Sul I / Norte I e na Escola de Teologia Pastoral de São Luiz de Montes Belos.
Antes de assumir a arquidiocese de Salvador, Rocha foi arcebispo em Teresina e em Brasília. Em 2021, Dom Sergio da Rocha foi nomeado membro da Congregação para os Bispos pelo Papa Francisco.
Cardeal Jaime Spengler, de 65 anos, arcebispo de Porto Alegre (RS)
Dom Jaime Spengler ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1982 e cursou filosofia e teologia no Brasil e em Jerusalém, em Israel. Em 1990, ainda em Gaspar, foi ordenado padre. Posteriormente, fez doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. Em 2010, foi nomeado pelo Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre. Ele é arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo Papa Francisco.
Cardeal Orani João Tempesta, de 74 anos, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
De uma família de imigrantes italianos, dom Orani João Tempesta nasceu em junho de 1950 em São José do Rio Pardo (SP). Coroinha na infância, ele informou à família que seguiria a vida religiosa assim que terminou o colegial. Especialista em comunicação, foi o presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB de 2003 a 2011. Nomeado arcebispo do Rio de Janeiro em 2009, foi anfitrião do Papa Francisco durante a XXVIII Jornada Mundial da Juventude, em 2013.
Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, de 74 anos, arcebispo de Manaus (AM)
Anunciado pelo Papa como cardeal da Igreja Católica em maio de 2022, Steiner tornou-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Ele fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 1976, ainda aos 25 anos, e foi ordenado sacerdote dois anos depois. Nomeado bispo em 2005 pelo Papa João Paulo II (1920-2005), ele tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020, após assumir o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2012.
Cardeal Odilo Pedro Scherer, de 75 anos, arcebispo de São Paulo (SP);
De uma família de imigrantes alemães no Rio Grande do Sul, Dom Odilo entrou para o seminário em Toledo, no Paraná, cidade para onde sua família se mudou quando ainda era criança. Foi ordenado padre em 1976, aos 27 anos. Apenas cinco anos depois de se tornar bispo, já foi nomeado pelo Papa Bento XVI, em abril de 2007, o líder da Arquidiocese de São Paulo, que é a terceira maior arquidiocese católica romana do mundo. À época da nomeação, era secretário-geral da CNBB.
Cardeal João Braz de Aviz, de 77 anos, ex-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;
O catarinense foi ordenado padre em 1972 e bispo em 1994. Foi bispo auxiliar de Vitória (ES), bispo de Ponta Grossa (PR), arcebispo de Maringá (PR) e arcebispo de Brasília, arquidiocese da qual é arcebispo emérito.
Além dos sete cardeais aptos a participar do Conclave, podendo votar e serem votados, há também o cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, de 88 anos. O mineiro tornou-se padre em 1968. Ocupou o cargo de secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandatos (1995-2003), foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Educação e Cultura e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) de 2007 a 2011. No mesmo ano, foi eleito presidente da CNBB (2011-2015).
Ele é arcebispo emérito de Aparecida. Dom Raymundo foi arcebispo da Arquidiocese de Aparecida por 13 anos, de 2004 a 2017.
Estudos em comum e a proximidade com o Vale do Paraíba (SP)
Entres estes nomes, três deles têm algo em comum. Dom Odilo Pedro Scherer, Dom Sérgio da Rocha e Dom Leonardo Ulrich Steiner estudaram em Lorena (SP), cidade que compõe a região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, é conhecida também como Vale da Fé, por conta da proximidade entres cidades ligadas, por exemplo, a Nossa Senhora Aparecida e Frei Galvão.
Dom Odilo Pedro Scherer é Bacharel em Filosofia e Pedagogia.
Dom Sérgio da Rocha é Licenciado em Filosofia.
Dom Leonardo Ulrich Steiner é Bacharel em Filosofia e Pedagogia.
:. Artigo O conclave e o futuro da Igreja
Fonte: O GLOBO
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.