Notícias

Corrida Mãe Aparecida 2022 se aproxima: confira dicas para se preparar

Separamos informações e orientações importantes para que você chegue preparado e disposto para a competição

Escrito por Isabela Araujo

09 AGO 2022 - 14H17 (Atualizada em 12 AGO 2022 - 14H13)

Pavel1964/ Shutterstock

Leia MaisGratidão é o sentimento que move um pai atleta na Corrida da Mãe AparecidaA 5ª edição da Corrida Mãe Aparecida está chegando. Dia 13 de agosto, às 20h30, mais de 3 mil participantes se unirão para esse momento de desafio, superação e fé.

Para Thairine Teixeira, Analista de Marketing do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, a competição é um momento muito especial para todos que participam.

“A Corrida Mãe Aparecida é um evento muito diferenciado, temos mais de 3.500 pessoas inscritas, de todas as idades, perfis e regiões do Brasil. E eles trazem consigo a profunda presença de Nossa Senhora Aparecida junto deles. Eles vêm não somente para competir e se desafiar, mas também para agradecer ou pedir uma graça. É um evento de superação e, principalmente, de fé”, explica Thairine.

A Analista de Marketing também divide suas expectativas positivas para o momento e conta sobre a felicidade e realização em ver a Corrida acontecer, já que por conta da pandemia o projeto não pode ser implementado.

“É um momento de reencontro, de alegria e sobretudo de agradecimento a Deus e Nossa Senhora por nos permitir realizar mais uma edição deste evento”, compartilha a profissional.

Com a aproximação da Corrida, é importante se preparar para o momento

Para o Professor de Educação Física, Vinícius Arnaut, o dia da corrida é a hora de colocar em prática todo o treinamento feito até momento e algumas ações para o preparo podem ajudar, e muito, a garantir uma boa performance na prova. Confira algumas dicas abaixo:

Preparo durante a semana

A ansiedade na véspera da competição pode gerar uma tensão muscular, que pode levar ao comprometimento do resultado. Por isso, a realização de “trotes” de baixa intensidade no dia anterior é importante, pois ajuda no relaxamento da musculatura e auxilia na respiração. Importante também destacar que na semana que antecede a prova é importante realizar a rotina de treino de maneira moderada, para que não ocorra desgaste antes do grande dia.

A hidratação e a alimentação balanceada também são fatores fundamentais durante a semana da competição, bem como no dia em que antecede a corrida, para garantir o bom funcionamento do corpo e do organismo.

Como se vestir

Utilize roupas de malha leve, que facilitem o movimento durante a corrida, e tênis apropriado para esse tipo de modalidade para evitar possíveis lesões e desconfortos.

O que fazer em caso de cansaço durante a corrida

O desgaste muscular e a fadiga podem vir a acontecer. Nesse caso, mantenha sempre o controle da respiração e concentração, e imprima um ritmo que conseguirá manter do início ao fim da prova. Sempre respeitando o limite do seu corpo.

Vinícius também compartilha uma dica específica para os amadores do esporte: respeitar o próprio corpo.

“Respeitar o limite do próprio corpo é essencial (...) manter o ritmo adequado do começo ao fim é a chave para você conseguir terminar a prova. Porque não adianta o corredor começar de uma maneira mais intensa, que o natural é ter o desgaste, ter o acúmulo de ácido lático na circulação sanguínea, que vai gerar câimbra, vai gerar o cansaço e isso vai derrubar o desempenho”, aconselha o profissional.




Informações importantes sobre a Corrida Mãe Aparecida 2022

  • A corrida será realizada com qualquer condição climática;
  • No dia da corrida, 13 de agosto, todos os participantes deverão chegar com pelo menos uma hora de antecedência;
  • Os participantes terão à disposição sanitários e guarda-volumes na região da largada da corrida;
  • Ao longo do percurso, haverão postos de hidratação com água;
  • A largada da categoria das pessoas com deficiência se dará 5 minutos antes da largada da categoria geral;
  • Categorias: Corrida competitiva de 4km (feminino e masculino); 8km (feminino e masculino); Caminhada participativa de 4km;
  • Todos os participantes têm direito a um KIT que contém: a camiseta para utilizar no evento + mochila saco + squeeze + terço e uma medalha de participação;
  • Premiação: Todos os participantes que completarem as provas ganharão medalha. Os cinco primeiros colocados na Corrida de 4 e 8 km (5 homens e 5 mulheres) serão premiados com troféus, de acordo com sua classificação.

Programação para o dia do evento

  • Das 10h às 18h - Entrega dos KITs dos Participantes (Local: Tribuna Dom Aloísio Lorscheider);
  • 18h - Missa especial para os participantes (Local: Altar Central do Santuário);
  • 20h30 - Largada com bênção especial dos Missionários Redentoristas e aspersão de água benta sobre todos os atletas (Local: Pátio das Palmeiras).


Confira mais dicas para se preparar para a Corrida Mãe Aparecida


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...