Leia MaisBispo preso fala que São João Paulo II sofreu muito na NicaráguaA presença Redentorista na NicaráguaRedentoristas manifestam solidariedade ao povo da NicaráguaHoje, 22 de agosto, é celebrado pela ONU o “Dia Internacional de Homenagem às Vítimas dos Atos de Violência Baseada na Religião ou Crença”. A data, que foi instituída em 2019, visa trazer em memória as vítimas que passaram por diferentes situações de ódio por apenas exercerem sua fé.
Em 2022, em mensagem para o Dia, António Guterres, Secretário-geral da ONU, deixou sua solidariedade às vítimas e dividiu sobre a importância de ações que colaborem com essa realidade, citando os projetos Apelo à Ação pelos Direitos Humanos e a Estratégia e Plano de Ação da ONU contra o Discurso de Ódio e como o Estado pode, e deve, ajudar.
“Os Estados têm a responsabilidade de prevenir e de enfrentar a discriminação e a violência infligidas em nome da religião ou da crença, através de políticas abrangentes que promovam a inclusão, a diversidade, a tolerância e o diálogo inter-religioso e intercultural. As violações de direitos humanos perpetradas em nome de religião ou crença devem ser investigadas e punidas, e as vítimas devem ser compensadas, em conformidade com o direito internacional dos direitos humanos”, fala António.
Os casos de violência contra a Igreja Católica e seus fiéis na Nicarágua e Nigéria são grandes exemplos de como a questão está fora de controle e é preciso uma força maior para que mais pessoas não sejam machucadas.
1 em cada 7 cristãos é perseguido em mais de 50 países
Na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2024, feita pela Portas Abertas, Organização não Governamental (ONG), mais de 365 milhões de cristãos estão sujeitos a violência e perseguição. Esse dado foi o maior já coletado pela LMP em mais de 30 anos de atuação. São também, pelo menos 4.998 cristãos mortos por causa da fé, no período de um ano.
A lista, que é publicada anualmente com os 50 países onde mais se verifica este fenômeno, é dividida entre “perseguição extrema” E “perseguição severa”, com Coreia do Norte, Somália e Líbia no topo do ranking. O Brasil não foi elencado no documento.
Ore pelas vítimas
Em 2017, Papa Francisco convocou as comunidades a rezarem pelos cristãos perseguidos, bem como ajudá-los materialmente.
flare Confira a oração abaixo: flare
Deus de bondade,
ao longo da história da Igreja
os cristãos foram perseguidos por causa da sua fé em Jesus.
Hoje, esta perseguição ganha proporções dramáticas e difíceis de entender
num mundo onde tanto se fala de tolerância e respeito pelas diferenças.
Ser discípulo de Cristo comporta sempre a cruz e a incompreensão,
mas há alturas em que este peso é quase insuportável.
Muitas vezes, são realidades distantes de nós, cultural e fisicamente,
as notícias chegam-nos de forma filtrada
e não temos consciência das situações terríveis
por que passam tantos irmãos e irmãs na fé.
Dá-lhes, Senhor, a graça da fortaleza e da esperança,
e a nós, a graça de um coração inquieto,
que não se deixe acomodar e procure fazer algo por eles, com urgência.
Amém.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.