A Nicarágua é um pequeno país da América Central, localizada entre Honduras e Costa Rica, com área pouco maior que 130 mil km², onde vive uma população de aproximadamente 6 milhões de habitantes.
No distrito da capital Manágua, maior cidade do país, vive uma população de aproximadamente 1,8 milhões de habitantes.

O país passa por tempos de forte tensão e a Igreja está sendo controlada e perseguida, com o governo aumentando cada vez mais a repressão à sociedade civil, especialmente aos movimentos organizados de oposição. Os sacerdotes mais ativos são perseguidos e ordens religiosas estão sendo expulsas do país.
“A situação da Nicarágua é inédita, pois nunca se viu tamanho abuso do poder. Os direitos de qualquer pessoas são violados e há uma falta total de institucionalidade. As forças de repressão nos castigam para que fiquemos calados e não sigamos caminhando com o povo. Eles querem uma Igreja muda, mas se ficarmos calados estamos nos tornado cúmplices”, revela o Pe. Carlos Avilés, Vigário Geral da arquidiocese de Manágua.
Desde o tempo em que o país era uma colônia espanhola, o povo demonstra um grande amor à Mãe do Redentor. Esse amor à Virgem Maria foi se manifestando ao longo dos séculos, se revelando nas romarias, peregrinações aos santuários, procissões, oração do rosário em família e em comunidade e em outras formas.
No país, há o costume de se entronizar o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos lugares públicos, colocando nas portas de entrada das casas uma frase que diz: “Nesse lugar somos católicos, amamos e veneramos a Santíssima Virgem Maria”.
A Mãe do Redentor é invocada sob diversas avocações, e uma das mais fortes é a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Paróquia Santíssimo Redentor
A devoção ao Perpétuo Socorro, como acontece em muitos lugares, é anterior à presença dos Missionários Redentoristas, se fazendo presente no país bem antes da chegada dos filhos de Santo Afonso. Um dos primeiros registros de culto data do ano de 1914.
A Mãe do Perpétuo Socorro é a padroeira da Diocese de Jinotega, e ainda hoje é costume que muitas mulheres tenham o nome de Socorro. Na Igreja, muitas capelas e paróquias são a ela dedicadas.
Na Paróquia do Santíssimo Redentor, localizada na capital, os Missionários Redentoristas possuem um ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi abençoado pelo Papa Francisco durante a celebração do jubileu de 150 anos da entrega do ícone à Congregação Redentorista e da restauração de seu culto público.
A Paróquia sofre com as limitações econômicas impostas ao país pelo governo ditatorial, mas ainda assim o povo celebrou com júbilo a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no mês de junho, com a igreja se movimentando desde a manhã com cantos, orações das laudes, veneração pública do ícone, orações, rosários e outras manifestações que culminaram com a Santa Missa festiva.
Sem dúvida alguma, a presença de Nossa Senhora é um forte alento e como que um “grito de esperança” neste tempo de dificuldades em que vive o país.
O amor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está na vida do povo que clama “Nicarágua de Maria, maria de Nicarágua”.
Tradução livre: Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.
Fonte: Padre Darwin Espinal, C.Ss.R.
Santo Afonso de Ligório e a recitação do Santo Rosário
À luz de Santo Afonso, é possível notar como o caminho de oração perseverante e espiritualidade mariana fortalece a missão redentorista. Clique e confira!
Uneser celebra a vida durante encontro em Aparecida (SP)
Confraternização, oração e fraternidade marcaram os dias de convivência do grupo Uneser, que celebrou amizades construídas ao longo de décadas. Confira!
Redentoristas lançam Centro de Assistência aos Migrantes no México
Projeto da Conferência Redentorista da América do Norte cria redes de acolhimento e serviços para migrantes em mobilidade na fronteira do México. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.