Notícias

Dia Oracional Mariano reflete a presença da Mãe na vida dos Apóstolos

A celebração teve o tema “Bem-Aventurada Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos”

Escrito por Isabela Araujo

12 AGO 2022 - 12H01 (Atualizada em 12 AGO 2022 - 14H31)

Thiago Leon

Leia MaisDia Oracional reflete Maria, Mãe da UnidadeDia Oracional Mariano: Deus Trino de amor que nos salvaA dois meses da Festa da Padroeira, celebramos o 8º Dia Oracional Mariano do ano de 2022, que tem como tema “Bem-Aventurada Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos”.

A celebração foi presidida pelo Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., na Santa Missa das 9h, no Altar Central do Santuário Nacional e, como tradição das celebrações do Dia Oracional Mariano, os representantes da Família dos Devotos estavam presentes junto de suas Capelinhas Missionárias.

Thiago Leon
Thiago Leon


Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R., animador da celebração, inicia a abertura da Santa Missa falando de nossa amada Mãe: Nossa Senhora Aparecida é sempre um destaque na nossa fé, na nossa vida, no nosso segmento. Nossa Senhora Aparecida ajuda-nos a estarmos cada vez mais próximos de seu filho Jesus”, partilhou o Padre.

Para o Pe. Eduardo, a primeira leitura (At 1,12-14.2,1-4), que tratou sobre o início da Igreja em meio ao povo, é um trecho muito significativo, pois mostra com clareza o início da Igreja, com a vinda do Espírito Santo de Deus.

O Reitor do Santuário Nacional ainda associou a leitura com a importância da Mãe em nossas vidas:

Nossa Senhora, Rainha dos Apóstolos, Rainha da Igreja, é aquela que está em plena sintonia com o Espírito Santo de Deus. Ela nos lembra insistentemente que também nós devemos abrir para Deus o nosso coração, abrir para Deus as portas da nossa casa e do nosso coração, para que esse Espírito, Espírito de Fortaleza, de inteligência, de fé, de esperança, de confiança, reine em nossas vidas de tal modo que todas as nossas ações, as nossas atitudes, grandes ou pequenas, sejam atitudes de esperança, de fraternidade, de promoção da vida, diz Padre Catalfo.

Thiago Leon
Thiago Leon


O Evangelho (Jo 19,25-27) refere-se ao momento em que, perto da Cruz, Jesus apresenta Maria como Mãe do discípulo, bem como o discípulo como filho de Maria. Neste momento, Jesus nos mostra que o Reino de Deus está começando e já está entre nós.

Durante a homília, ao tratar sobre o tema do Dia Oracional, bem como do Evangelho, o padre trouxe uma importante reflexão e ensinamento sobre o reinado de Nossa Senhora:

“Hoje, nós celebramos a memória da bem-aventurada Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, e sempre quando nós pensamos no reinado de Nossa Senhora, sempre quando pensamos em Nossa Senhora Rainha, nós devemos pensar no seu filho Jesus, é ele o Rei do Universo, é ele o Rei das nossas vidas. Mas o reinado de Maria está sempre ligado ao serviço, ao trabalho, à dedicação. Não é um reinado triunfal, não é um reinado de Glória, é um reinado de serviço (...) ali, ao pé da Cruz, conforme explica o Evangelho, Maria não é apenas a Rainha dos Apóstolos, mas e também a mãe dos Apóstolos, a Mãe da igreja, a nossa Mãe”, diz o Reitor.

Thiago Leon
Thiago Leon


Tema da Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2022

Durante a Santa Missa, além dos diversos agradecimentos a toda Família dos Devotos, que seguem a vocação de ajudar ao próximo e ajudar a Casa da Mãe, Padre Eduardo também explica sobre a escolha do tema para a Novena e Festa deste ano, que segue o pedido do Papa Francisco em sermos uma Igreja Sinodal.

“Este é o tema que escolhemos para Novena e Festa deste ano: ‘Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária’. Nossa Senhora, Rainha e Padroeira do Brasil, nos convida, estende a Sua mão de misericórdia e de ternura, e nos convida a ser Igreja. Uma Igreja participativa, uma Igreja alegre, uma Igreja marcada pela partilha e pela caridade. E que nós possamos sempre, na companhia de Nossa Senhora, atender aos pedidos do Papa Francisco”, pediu.

Assista à Santa Missa na íntegra


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...