Para garantir que os catequizandos aprofundem bem o conhecimento sobre a fé e a Santa Igreja de uma forma mais dinâmica, o uso de recursos lúdicos é necessário.
Por isso, o A12 conversou com a catequista Tauana Melere, do Estado de Santa Catarina, palestrante no Catequistas Brasil 2025, sobre a importância desses elementos no processo de evangelização.
“No começo da Igreja, a Bíblia era transmitida de forma verbal. Vieram os primeiros monges, escreveram, e hoje a gente tem muita facilidade. A Bíblia é impressa, tem no celular, mas com tanto excesso de informação, a gente acaba deixando-a de lado. Então, o lúdico, jogos, dinâmicas, brincadeiras, vêm para complementar”, explicou.

O impacto desses recursos na vida dos catequizandos é perceptível.
Segundo Tauana, a inserção de dinâmicas e brincadeiras desperta nas crianças e jovens o interesse pela Palavra de Deus e fortalece sua compreensão.
“Como catequista, eu vejo que os catequizandos começam a entender e dar a importância à Palavra. Quando você traz uma dinâmica, um jogo, algo lúdico que divirta, que atrai, eles acabam entendendo e dando valor. Seja usando um jogo de bingo ou um quebra-cabeça de leitura orante, um dominó celebrativo, por exemplo.”
Para os catequistas que desejam inserir esses recursos nos encontros, Tauana sugere que o lúdico seja utilizado de forma equilibrada e alinhada ao itinerário catequético e ao tempo litúrgico.
“O importante do uso do lúdico, das dinâmicas, é que a gente consiga conciliar principalmente com o tempo litúrgico e com os conteúdos que o itinerário de cada catequista, cada paróquia, diocese traz. Sempre digo, não é tudo brincadeira, tem o tempo da oração, da introspecção, mas é interessante inserir de forma prática e divertida esses recursos lúdicos para que também a gente tenha a brincadeira, a dinâmica, mas sem esquecer o fundamento que é a Bíblia.”
Com essa abordagem, a catequese se torna mais interativa e fortalece a relação dos catequizandos com o catequista e principalmente o aprendizado.
add_box Leia também: Virtudes Teologais: combustível espiritual para a vida dos catequistas
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.