Notícias

Vaticano divulga o Documento de Trabalho do Sínodo dos Bispos

A Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos acontece entre os dias 4 e 29 de outubro, em Roma

Escrito por Guilherme Gomes

15 MAI 2023 - 14H25 (Atualizada em 20 JUN 2023 - 15H58)

Reprodução/ CNBB

Leia MaisLeigos e leigas poderão votar no Sínodo dos BisposFoi publicado, nesta terça-feira (20), o documento orientador para os trabalhos do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em outubro de 2023, no Vaticano.

Dividido em duas macros seções, ele é fruto de contribuições das etapas diocesanas e continentais e relata a experiência das Igrejas em todo o mundo que sofrem com guerras, desigualdades, pobreza, feridas de abusos.

O documento reúne essas experiências dos últimos dois anos, a partir de 10 de outubro de 2021, quando o Papa Francisco deu início a um caminho para entender quais passos tomar "para crescer como uma Igreja sinodal".

Portanto, um documento para o discernimento "durante" a Assembleia Geral, mas ao mesmo tempo de preparação "em vista" do encontro para os participantes e grupos sinodais: "o objetivo do processo sinodal", especifica, "não é produzir documentos, mas abrir horizontes de esperança".

.:: Acesse o Documento de Trabalho do Sínodo na íntegra!

A primeira seção (seção A), na qual fica destacada a experiência desses dois anos (desde 2021) e o caminho a seguir para se tornar uma Igreja cada vez mais sinodal.

E a segunda seção (seção B), intitulada Comunhão, Missão, Participação, que destaca as "três questões prioritárias", no centro do trabalho em outubro de 2023, ligadas aos três temas principais: crescer em comunhão, acolhendo a todos, sem excluir ninguém; reconhecer e valorizar a contribuição de cada pessoa batizada em vista da missão; identificar estruturas e dinâmicas de governança por meio das quais articular ao longo do tempo participação e autoridade em uma Igreja sinodal missionária.

O documento foi aprovado nos dias 10 e 11 de maio. Os membros do Conselho se reuniram em sessões plenárias e grupos de trabalho para revisar, emendar e aprovar a minuta do Instrumentum laboris.

Na ocasião da aprovação, os participantes também aprovaram a metodologia da Assembleia. O trabalho também incluiu uma reflexão sobre a preparação dos participantes e algumas informações sobre a Vigília de Oração Ecumênica no próximo dia 30 de setembro, como parte da iniciativa Together 2023 e o retiro espiritual para os participantes da Assembleia.

A reunião ocorreu em uma atmosfera de grande fraternidade e foi marcada por vários momentos de oração e tempo para reflexão pessoal.

Vale ressaltar que os membros do Conselho Ordinário assumem o cargo ao final da Assembleia Geral Ordinária que os elegeu, portanto, eles são membros da próxima Assembleia Geral Ordinária e encerram seu mandato quando esta é dissolvida.

.:: Assembleia, Sínodo e Concílio: qual a diferença?

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...