Notícias

Dom Caccia discursa na ONU sobre a importância de cuidar da Casa Comum

Arcebispo participou da 19ª sessão do Fórum das Nações Unidas sobre as Florestas

Escrito por Redação A12

10 MAI 2024 - 15H39 (Atualizada em 10 MAI 2024 - 16H22)

Helissa Grundemann / Shutterstock

Dom Gabriele Caccia, arcebispo observador permanente da Santa Sé junto às Nações Unidas, discursou em Nova York, na 19ª sessão do Fórum das Nações Unidas sobre as Florestas. Em seu discurso ele falou sobre a ecologia integral e afirmou que esse é o caminho para proteger juntos os ecossistemas e as comunidades.

A ecologia integral é um caminho apontado pelo Papa Francisco, em sua Encíclica Laudato si’, para que todos façam a sua parte diante de inúmeros problemas enfrentados no mundo, principalmente diante da preservação e do cuidado com a Casa Comum.

Um exemplo disso é preservar rios e florestas, mas esquecer de olhar para todos os que vivem dela, ou para uma parte da população que vive as margens da desigualdade social.

O arcebispo explicou que “as florestas são ecossistemas vitais, fontes de sustento e bem-estar, e reservatórios de biodiversidade”.

Dom Caccia também refletiu a importância das florestas na engrenagem do funcionamento do mundo e na preservação da vida.

São motores do desenvolvimento sustentável, pois fornecem meios de subsistência, água limpa e regulação climática para milhões de pessoas em todo o mundo”.

Quando falamos sobre cuidar da Casa Comum, preservar o meio ambiente, também falamos sobre cuidar da vida, de todas as vidas. E são muitas as pessoas que dependem das florestas para viver. Ele então afirmou que todas as ações a esse respeito “sejam direcionadas para o desenvolvimento integral das populações que dependem delas”.

O prelado ainda destacou as grandes produções que visam o enriquecimento e não se preocupam com os danos causados ao meio ambiente e as pessoas.

“Com muita frequência vemos situações em que, desde que a produção seja aumentada, há pouca preocupação com o fato de que isso ocorra à custa de recursos futuros, da saúde do meio ambiente ou do bem-estar das pessoas, como no caso do desmatamento. O caminho, então, parece ser o de uma abordagem “holística” que enfatize a “interconexão” dos fatores ambientais, sociais e econômicos, com vistas ao respeito aos ecossistemas e às comunidades”.

Cuidar de nossa Casa Comum, o lugar que vivemos e dividimos com nossos irmãos, é dever todos. É preciso ter consciência disso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...