Conforme anunciado pela Nunciatura Apostólica no Brasil nesta quarta-feira (31), o Papa Francisco nomeou Dom Joel Portella Amado como novo bispo da Diocese de Petrópolis (RJ). A posse está marcada para 9 de março, na Catedral São Pedro de Alcântara, com a presença de todo o clero e bispos da Regional 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Leia MaisCNBB organiza formações para catequistas em 2024Confira sugestões da CNBB de cantos para a QuaresmaDom Joel, de 69 anos, é presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, e desde 2016 era Bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e entre 2019 e 2023 foi o secretário-geral da entidade, com um grande trabalho desenvolvido na animação pastoral da Igreja durante a pandemia, a partir da campanha emergencial "É tempo de cuidar".
O Bispo também se destacou ao conduzir a equipe de animação do Sínodo no Brasil, quando em março de 2023 foi realizado em Brasília (DF) o encontro do Cone Sul da etapa continental.
Na Conferência Episcopal, também administrou a Edições CNBB, o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade e foi um dos responsáveis pela modernização da gestão na sede da CNBB e suas filiais.
"Iniciamos hoje um novo caminhar em comum. Por ele, elevo ação de graças ao Bom Deus, pedindo forças para que eu possa corresponder à missão recebida. Saúdo os jovens e as crianças, os adultos e os idosos, os padres, os diáconos, os seminaristas e a vida consagrada nas suas variadas formas. Abraço desde já os alegres e os tristes, os pobres e os abandonados. Saúdo quem busca e quem constrói a esperança.
No momento, porém, peço que, desde já, rezem por mim. E que, pela intercessão da Virgem Maria, Senhora do Divino Amor, de São Pedro de Alcântara, São Sebastião e São João Bosco, este último hoje celebrado, a bênção de Deus venha sobre cada irmão e irmã", disse Dom Joel em sua mensagem a Diocese de Petrópolis.
A presidência da CNBB também saudou o bispo pela nomeação vinda do Vaticano e agradeceu sua intensa contribuição para a Igreja no Brasil.
"Ao felicitá-lo, agradecemos pela grande colaboração que destes durante anos na formação de sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas na Igreja no Brasil. Somos gratos imensamente pela sua generosa contribuição à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil como seu secretário-geral e agora como presidente da Comissão para a Doutrina da Fé.
Pedimos a Nossa Senhora do Amor Divino, padroeira da diocese de Petrópolis, que interceda sempre pelo seu ministério, para que com criatividade e simplicidade nessa nova missão, anuncie com alegria e esperança o Evangelho de Cristo".
Outra saudação pela transferência foi do Cardeal Orani Tempesta, atual Arcebispo do Rio Janeiro, agradecendo pelo tempo que Dom Joel esteve na Arquidiocese e pela missão na CNBB.
"A minha palavra para Dom Joel é de gratidão. De nossa parte, agradecendo ao seu precioso trabalho na CNBB e na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, queremos desejar-lhe as melhores bênçãos para assumir, com tenacidade e ardor missionário, a missão de pastorear o Povo de Deus de Petrópolis que lhe confia o Papa Francisco. Temos certeza que Dom Joel será um Bispo verdadeiramente presente nas realidades de Petrópolis, caminhando em suas paróquias e comunidades e fazendo acontecer, junto de seu presbitério, o Reino de Deus na serra fluminense!"
Dom Joel relembra como foi feito o Documento de Aparecida
A missão dos idiomas na evangelização global
Papa Francisco e Cardeal Parolin destacam o multilinguismo como ferramenta essencial para promover paz, fraternidade e evangelização. Saiba mais.
800 anos dos Estigmas de São Francisco são celebrados em Aparecida
Experiência única de Francisco com Cristo será celebrada na Casa da Mãe
Centro de Eventos acolhe Seminário de Educação Infantil
O Seminário de Educação Infantil 2024, promovido pela FLUPP, reunirá educadores para compartilhar experiências e fortalecer a educação da primeira infância. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.