Nesta segunda-feira (13), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) divulgou que é esperado um maior volume de chuvas, com consequente crescimento do nível dos rios e do risco de deslizamentos, além de queda nas temperaturas.
São esperados volumes de 30 a 50 mm de chuva no Estado até esta quarta-feira (15). As cheias devem ser mais intensas nas bacias dos rios Guaíba e Camaquã. Ainda há possibilidade de deslizamento de terra, quedas de barreiras à margem de estradas e rodovias, nas regiões da Serra e também da Porto Alegre, como também a baixa temperatura no estado está prevista, podendo chegar aos 7 graus nesta semana.
A Defesa Civil do Estado informa que 147 pessoas morreram desde o início das chuvas, além dos mais de 538 mil desalojados, 127 desaparecidos e 806 feridos. Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas e 447 municípios foram afetados. O Estado conta ainda com 79.540 pessoas em abrigos.
O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, divulgou um vídeo dirigindo uma mensagem especial ao povo do Rio Grande, a quem define como “fortes, corajosos e destemidos”. Dom Hoepers afirmou que o povo gaúcho já passou por momentos difíceis da história e que vai superar mais este momento de dor. “Estamos unidos com vocês, contem conosco, contem com o Brasil”, disse.
A Igreja solidária e sinodal ao povo do Rio Grande do Sul
O secretário-geral também se dirigiu aos bispos do Brasil em agradecimento pelas inúmeras iniciativas solidárias e mobilizações em favor do povo do Rio Grande do Sul nas dioceses, paróquias e comunidades da Igreja no país. “O povo já está arrecadando e contribuindo para ajudar o Rio Grande do Sul”. Dom Ricardo pede no vídeo a intercessão de Nossa Senhora Medianeira e de São Pedro para que os ventos soprem favoráveis ao RS. “Somos todos irmãos e irmãs. Não sejamos expectadores, vamos agir. Procure na sua diocese os pontos de arrecadação. Colabore!”.
Aqui no A12, você confere como organizar uma campanha de doações e a forma correta para destinar os itens para o estado do Rio Grande, com orientações da Cáritas local.
:: Quem deseja fazer uma contribuição aos irmãos do Rio Grande do Sul, façam diretamente pelo PIX 33685686001041 (CNPJ), em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil — Regional Sul 3. Outra opção é através da Cáritas Brasileira através do PIX 33654419.0010-07 (CNPJ) ou por depósito bancário para: Conta Corrente: 55.450-2 / Agência 1248-3 (Banco do Brasil).
Confira na íntegra a mensagem de Dom Ricardo Hoepers
Fonte: CNBB
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
CNBB divulga programação do Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros
Seminário de Iniciação à Vida Cristã da CNBB reúne mais de 150 inscritos e discute temas como catequese e mídias digitais. Saiba mais.
Ezequiel, o profeta da esperança
O livro de Ezequiel é o tema do Mês da Bíblia 2024, com o lema “Porei em vós o meu Espírito e vivereis” (Ez 37,14), refletindo a esperança e a presença de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.