Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

É difícil entender sobre filosofia? Aprenda com este livro!

O livro "Chaves de leitura para a filosofia contemporânea: uma introdução para não filósofos" da Editora Ideias & Letras oferece fácil entendimento para 9 pensadores

Escrito por Beatriz Nery

18 NOV 2025 - 10H35 (Atualizada em 19 NOV 2025 - 09H47)

Евгений Шемякин/Adobe Stock

É um clichê, mas real: muita gente reclama ao tentar ler os grandes nomes da filosofia. Os textos são muito fechados e o vocabulário é erudito. Reforça-se, assim, a ideia de que a "filosofia é um terreno destinado apenas aos especialistas”.

De fato, a complexidade das obras exige um estudo dedicado. Muitos desistem após as primeiras páginas. Isso deixa claro que o estudo da filosofia traz a necessidade de um método eficaz e popularizado, uma chave de leitura que facilite o acesso ao universo de cada pensador.

Desvendando o conteúdo para não filósofos

É justamente essa a proposta de "Chaves de leitura para a filosofia contemporânea: uma introdução para não filósofos" publicado pela Editora Ideias & Letras. O livro busca oferecer pontos de partida para o leitor com o objetivo de incentivar a progressão até que a pessoa encontre seu próprio caminho na leitura.

O organizador é Ozanan Vicente Carrara. Ele possui uma sólida formação acadêmica com graduação em Filosofia e Teologia e mestrado e doutorado em Ética e Filosofia Política. Atualmente, leciona e pesquisa na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Mariana Joffre/A12 Mariana Joffre/A12 Clique e adquira o livro da Editora Ideias & Letras!

O Mapeamento de Nove Pensadores Essenciais

O livro apresenta a introdução a nove filósofos distintos e oferece uma chave de leitura elaborada por estudiosos com anos de dedicação. A obra é uma introdução para o público geral, mas funciona também como uma oportunidade de aprofundamento para os leitores mais interessados.

A fenomenologia é uma escola central na filosofia contemporânea. A obra inclui grandes nomes dessa corrente, como Heidegger, Levinas, Sartre, Merleau-Ponty e Scheler.

Outros pensadores cruciais também são analisados, como Bergson (com sua exploração da intuição) e Derrida (que estudou Husserl, mas seguiu um percurso próprio).

Reprodução Reprodução Jean-Paul Sartre

Os capítulos abordam conceitos centrais do pensamento moderno:

Martin Heidegger é explorado pelo método fenomenológico e a noção de compreensão.

Emmanuel Levinas propõe a ética como filosofia primeira, criticando a redução do outro.

Jean-Paul Sartre tem a questão da liberdade como chave de leitura.

Henri Bergson é apresentado pela crítica à tradição, valorizando a duração e a intuição.

Jacques Derrida é ligado ao conceito de desconstrução, vista como um acontecimento.

Max Scheler é analisado pela teoria dos valores, partindo do primado da emoção.

Gilles Deleuze foca no tema da diferença, subvertendo o platonismo.

Cornelio Fabro dialoga com Heidegger e Hegel para mostrar a relevância de Tomás de Aquino.

Maurice Merleau-Ponty é o filósofo do corpo e da carne, afastando-se da intencionalidade husserliana.

"Enfim, esperamos que os leitores não familiarizados com o universo filosófico encontrem nestas páginas uma introdução que os ajude a se aventurar na leitura dos textos e do mundo de cada pensador apresentado e que essa introdução os encoraje a buscar mais aprofundamento no complexo mundo da filosofia, completa Ozanan.

:: A Editora Ideias & Letras te ajuda a aprofundar no mundo da filosofia com livros importantes e interessantes. Leia mais sobre!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...