Não é de hoje que ouvimos e aprendemos sobre a necessidade de cada pessoa fazer sua parte para cuidar do planeta. A cada ano que se passa, recebemos notícias de que a situação em relação à poluição, desmatamento e outros problemas que atingem o meio ambiente pioram e as consequências todos nós sofremos.
A população deve se conscientizar sobre como contribuir para a preservação do meio ambiente, buscando minimizar os impactos negativos de nossas ações na natureza. Além disso, é fundamental fiscalizar e exigir que políticos, governos e empresas assumam também suas responsabilidades pelos danos causados ao meio ambiente.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda a temática ambiental, para “promover, no espírito da Quaresma e em tempos de grave crise socioambiental, um processo de conversão integral, atendendo ao clamor dos pobres e da Terra”.
E esta é mais uma oportunidade que temos de abordar o assunto em diversos âmbitos, a Campanha da Fraternidade fala com a Igreja, com os cristãos, mas também fala fora deste meio. É uma necessidade abordar o assunto não só com crianças e adolescentes nas escolas, mas também é preciso falar nas casas, nas empresas e em todos os lugares.
Não temos um planeta reserva e o momento de agir é agora! Precisamos urgentemente de uma conversão ecológica: mudar da lógica extrativista, que vê a Terra como um reservatório infinito de recursos, para uma lógica de cuidado e preservação.
Neste mês iniciamos uma nova linha de indicações na parceria entre A12 e Editora Ideias&Letras, e o primeiro livro indicado para uma leitura que desperta interesse e nos faz querer mudar hábitos e pensamentos, é o livro “Para entender — A questão ambiental”, do professor, pesquisador e doutor em ética teológica, José Roque Junges.
A obra aborda pontos importantes em diversos aspectos, apresentando para o leitor o entendimento da complexidade da questão ambiental e a necessidade urgente de mudanças políticas e econômicas.
Em uma cronologia interessante e explicativa, o autor inicia falando sobre a crise ambiental e os movimentos sociais, proporcionando uma compreensão ecossistêmica da Terra.
Depois, a perspectiva é aplicada a diversas áreas como economia, agricultura, urbanismo, saúde e política. Para finalizar, a obra traz a apresentação da ecologia integral como uma resposta ética imprescindível.
É preciso impactar a todos em relação à urgência do cuidado com o planeta, mas também é preciso informar; com a informação conseguimos atingir, impactar e conscientizar cada vez mais pessoas.
“Noite Feliz”: um conto de Natal com tradições da roça
O portal A12 realiza uma série de contos natalinos para ajudar você a preparar o seu coração para a chegado do Menino Jesus neste Advento. Confira essa história!
No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.