Notícias

"Este é o momento de socorrer o povo", diz o Núncio Apostólico da Síria

Dom Mario Zenari visitou comunidades atingidas pelo terremoto e afirmou que situação "será um teste de humanidade para a comunidade internacional e dentro do país"

Escrito por Redação A12

08 FEV 2023 - 09H46 (Atualizada em 08 FEV 2023 - 10H47)

Reprodução - Sky News Arabia

Desde a última segunda-feira (6), quando aconteceu o terremoto na região central da Turquia e o noroeste da Síria, o trabalho de resgate de sobreviventes é incessante no local, como também o aumento do número de mortes confirmadas nos dois países, que já somam mais de 11 mil.

Leia MaisImagem de Nossa Senhora fica intacta após terremoto na TurquiaPapa lamenta tragédia na Turquia e Síria: “Profunda tristeza”Para verificar a situação e prestar o apoio em nome do Vaticano, o Cardeal Mario Zenari, núncio apostólico na Síria chegou a Aleppo, umas das cidades mais devastadas pelo tremor principal, de magnitude 7,8, e suas dezenas de réplicas que se espalharam pela região afetada.

Em entrevista para a Vatican News, a agência de notícias oficial da Santa Sé, Dom Mario relatou como está a situação na cidade após sua chegada.

"Assim que entrei, vi a grande mesquita com todos os quatro minaretes caídos no chão. Depois a Igreja dos franciscanos e lá também, cornijas caídas, rachaduras e assim por diante. Vi pessoas fora de suas casas, que me disseram que muita gente se refugiou em nossos ambientes religiosos. Eles vivem, dormem e comem nas comunidades cristãs e católicas. Algumas delas abrigam até 500 pessoas... Há um medo real entre a população, eles estão chocados com o terremoto e absolutamente não querem voltar para suas casas".

Reprodução - Jornal Alwatan
Reprodução - Jornal Alwatan


O núncio também falou
sobre o desespero da população, que está marcada por mais de uma década de guerra e agora sofre mais ainda por causa desta tragédia.

"Ainda lembro quando, em dezembro de 2016, nevava muito como agora, e milhares de pessoas tiveram que fugir da sangrenta batalha. Agora essas mesmas pessoas se perguntam: 'Por que isso aconteceu conosco?'. São também os sacerdotes, os religiosos que fazem esta pergunta: 'Estávamos sob as bombas, depois vieram os rebeldes, agora de onde veio esta catástrofe…?'. Perguntas difíceis de responder... É claro o que é necessário e urgente para socorrer essas pessoas necessitadas, além de divisões políticas. Este será um teste de humanidade para a comunidade internacional e dentro da Síria".

Finalizando a entrevista, o Cardeal Zenari enfatiza as ações da Igreja no campo humanitário e espiritual.

"Há alguns meses, a assembleia dos bispos católicos estabeleceu uma comissão episcopal para o exercício mais coordenado da caridade. Portanto, o trabalho está em pleno andamento neste setor e estão sendo feitos esforços para adquirir mais experiência e competência profissional. Sobretudo, está se trabalhando para assegurar que estes cinco pães e dois peixes sejam distribuídos da melhor maneira possível", concluiu.

.:: Neste artigo, Padre Inácio explica sobre os conflitos entre Israel e os palestinos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...