Notícias

Imagem de Nossa Senhora fica intacta após terremoto na Turquia

Vigário da Catedral da Anunciação na província de Hatay relata o sofrimento do povo turco para sobreviver após a tragédia

Escrito por Redação A12

07 FEV 2023 - 13H50 (Atualizada em 07 FEV 2023 - 14H25)

Reprodução Facebook - Antuan Ilgit

Informações a todo o momento chegam da Síria e da Turquia, após o forte terremoto de magnitude 7.8 atingir cidades dos dois países na última segunda-feira (6), com quase 5 mil mortes divulgadas e o número de feridos que chega a mais de 20 mil.

Leia MaisPapa lamenta tragédia na Turquia e Síria: “Profunda tristeza”Nesta terça-feira (7), equipes estão resgatando sobreviventes dos escombros de milhares de edifícios derrubados pelo terremoto.

Países como Paquistão, Grécia, Coreia do Sul, Estados Unidos e Índia estão enviando apoio médico, suprimentos de socorro e equipes de buscas para as regiões afetadas.

Na província de Hatay, na Turquia, milhares de pessoas se abrigaram em centros esportivos ou salões de feiras, enquanto outras passaram a noite do lado de fora, enroladas em cobertores ao redor de fogueiras.

Uma das amostras de que a fé é o que sustenta o povo turco na região é que uma imagem de Nossa Senhora ficou intacta após os terremotos que causaram o desabamento da Catedral da Anunciação, na cidade de İskenderun, antiga Alexandreta, principal igreja do vicariato apostólico da Anatólia.

O padre jesuíta Antuan Ilgit, em sua conta no Facebook, pediu orações e relatou como está a situação na Catedral.

"Antes de tudo, obrigado por sua proximidade e suas orações. Sim, o desabamento da Catedral é impressionante. Ainda ontem celebrei missa lá, no domingo! Mas agora as 'pedras vivas' que precisam de atenção, e com elas, com a ajuda de Deus, conseguiremos reconstruir tudo.

Partilhamos o que temos para hoje e quem sabe para amanhã, estamos todos no refeitório mais acessível onde também celebrámos a missa! Trouxe da Catedral a imagem de Nossa Senhora. E esta imagem será a nossa força e enfrentaremos tudo com Ela".

Reprodução Facebook - Antuan Ilgit
Reprodução Facebook - Antuan Ilgit


Países já estavam sofrendo por causa da guerra

O terremoto acumulou mais miséria na região que passou por um tremendo sofrimento na última década. Do lado sírio, a área afetada é dividida entre o território controlado pelo governo e o último território controlado pela oposição do país, cercado por forças do governo apoiadas pela Rússia. A Turquia é o lar de milhões de refugiados da guerra civil síria.

O local abriga por volta de 4 milhões de pessoas deslocadas de outras partes do país pela guerra, que vivem em prédios danificados por bombardeios militares.

"Esta noite dormiremos na entrada do bispado ou em outro lugar, veremos o que fazer. Existe um grande medo - repete ele -, há estragos por toda parte, até na catedral. As bibliotecas estão destruídas, as casas desabaram: é uma situação apocalíptica", disse Dom Antoine Audo, bispo de Aleppo dos Caldeus, na Síria.

O bispo ainda relata a respeito da região, principalmente da dificuldade da população em mandar notícias para suas famílias.

“Muita gente está no carro, todo mundo com celular na mão e tentando se comunicar. A situação é muito triste e agora precisamos de veículos de emergência, energia elétrica. Esse é o problema”.

.:: Em agosto de 2022, uma imagem da Mãe Aparecida ficou intacta após um incêndio no Paraná

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...