Alicerçado no Concílio Vaticano II, o Papa Francisco convoca os cristãos a caminharem unidos na fé. A unidade sustenta a Igreja. Ele deseja que a Igreja de Cristo não se deixe dominar pelo comodismo e seja uma “Igreja em saída” (EG46). Uma Igreja fechada em suas doutrinas e muros é contra a pedagogia de Jesus Cristo, que caminhava ao encontro das pessoas.
Com o desejo de que a Igreja seja uma Igreja-Comunhão – comprometida em servir, o papa convoca todos os cristãos a participarem, com orações e diálogo, do Sínodo da Igreja. Com o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, este Sínodo foi iniciado em 2021 e deverá ser concretizado em 2023. Portanto, estamos vivendo este momento sinodal.
Leia MaisA Palavra de Deus guia o Sínodo, para que não seja uma convenção eclesial, diz PapaCNBB quer ser mais sinodal e missionária e prepara novo estatutoO objetivo deste Sínodo é escutar o Povo de Deus, a fim de traçar metas em consonância com a mensagem de Jesus Cristo.
Para escutar a mensagem de Cristo é preciso, também, escutar as inquietações de todos aqueles que professam, na Igreja Católica, a fé em Cristo. Ouvir para agir é a pedagogia do caminhar juntos; é a pedagogia norteadora deste Sínodo.
Ouvir para agir é o caminho para a sinodalidade que representa a via mestra para a Igreja, convocada a renovar-se na escuta da Palavra de Deus.

A palavra sinodalidade é a junção de duas palavras gregas: synodos - reunião ou conselho - e hodós - caminho. Portanto, sinodalidade é um jeito de viver a fé através do diálogo na diversidade, onde todos possam trilhar o mesmo caminho e serem ouvidos.
Sinodalidade significa que as decisões não são impostas, mas germinadas diante das necessidades do povo, especialmente dos mais abandonados. Os cristãos leigos, no caminho sinodal, têm o direito de falar e o clero tem o dever de escutar.
Este é o jeito de viver o Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo; esta é a Igreja que esta sendo modelada pelo Papa Francisco.
O papa, no Documento Preparatório, afirma que “o caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio” (nº1).
A Igreja sinodal pensada e sonhada por Francisco é uma Igreja que, desprovida de ostentações, possa caminhar com o Povo de Deus. Caminhar juntos, para os cristãos, mais que uma exigência evangélica, é uma maneira de compartilhar os nossos passos com o Deus que existe em nossa existência.
Os cristãos da Igreja sinodal são o povo que reza e canta:
music_note “Também sou teu povo, Senhor, estou nesta estrada...”. music_note
Leia Mais'Sinodalidade' será tema do Sínodo dos Bispos em 2022
Confira mensagens e preces para a família ler e rezar
Livro do missionário Frei Zeca, publicado pela Editora Santuário, propõe às famílias a reflexão de assuntos como a vida matrimonial e o quarto mandamento.
Leão XIV nomeia novo bispo para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas
Papa Leão XIV nomeia novo bispo para a diocese de Teixeira de Freitas, Caravelas, na Bahia. Conheça Dom Aldemiro Sena, transferido da sede episcopal da Paraíba.
Papa destaca leitura bíblica sem fundamentalismos
Na Audiência Geral, Leão XIV afirma que "a Igreja é chamada a reapresentar a Palavra de Deus com uma linguagem capaz de chegar aos corações."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.