Enquanto o planeta Terra se mobiliza diante das mudanças climáticas e sociais, a fé se torna força de ação e também, uma força de esperança. No Santuário Nacional de Aparecida, toda essa fé se traduz em gestos concretos, para unir devoção, solidariedade e cuidado.
O mundo muda rapidamente, são tempos de provação: milhões de pessoas sofrem com a pobreza, tantas pessoas obrigadas a deixar suas casas e o meio ambiente clama por cuidado.
Com o intuito de responder a esses desafios com gestos de solidariedade e cuidado, a Igreja Católica se coloca a serviço da esperança, inspirada pelas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti do Papa Francisco, o Santo Padre lembra que todos somos responsáveis pelo mundo em que vivemos e pelas pessoas ao nosso redor.
Cuidar da criação é um ato de fé
A crise climática não toca apenas a ciência, mas também o coração e a consciência humana. A fé nos convida a agir, a transformar o amor por Deus e pela vida em gestos concretos de cuidado com o mundo que Ele nos confiou. Cuidar da criação é um ato de fé.
Tocados pelas palavras cheias de amor do Papa Francisco em suas encíclicas, o Santuário Nacional proporciona diversos projetos voltados à sustentabilidade, como energia solar, reaproveitamento de resíduos e ações de educação ambiental. Entre os principais projetos, destacam-se:
O Santuário adotou o uso de material biodegradável em grande parte de suas dependências e eventos, como sinal de respeito à criação e incentivo ao consumo consciente. Também implantou um sistema de reciclagem, garantindo a destinação correta dos resíduos e o envio do restante para aterro legalizado.
Na Fazenda São José, o Santuário construiu uma usina de energia solar, capaz de suprir cerca de 60% a 70% da demanda energética com energia limpa e renovável. Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, já foram plantadas mais de 550 mil mudas de árvores, totalizando 230 hectares reflorestados nas Fazendas São José, Santana e Sobradinho — um gesto que simboliza esperança e renovação.
Além disso, o Santuário promove ações contínuas de conscientização ambiental, como a Semana do Meio Ambiente, que oferece atividades educativas a colaboradores, romeiros e participantes dos projetos sociais, despertando em cada um o compromisso de cuidar com amor da Casa Comum.
COP30 em Belém - Marco climático na Amazônia
A 30ª Conferência da ONU sobre o Clima, que será realizada no dia 10 de novembro de 2025, vai ser uma oportunidade histórica para Igreja Católica e também para o Brasil. Com o apoio da CNBB, a presença da igreja procura reforçar o compromisso com as questões de justiça climática.
Acompanhe todas as notícias e reportagens sobre a COP30 na página especial do Portal A12 dedicada à Conferência: a12.com/COP30
Aparecida: fé, solidariedade e compromisso
Em cada gesto e iniciativa, Aparecida recorda que rezar é também agir e transformar o mundo ao seu redor com amor. Diante das realidades de pobreza e desigualdade que ainda ferem tantos irmãos, a fé se torna convite à corresponsabilidade: cada um é chamado a ser sinal de esperança, solidariedade e justiça na sociedade.
add Conheça todas as Obras Sociais do Santuário Nacional.
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.