Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Fé que transforma: Aparecida, pobreza e criação em tempos de mudança

Escrito por Rafael Gurgel

05 NOV 2025 - 14H56 (Atualizada em 07 NOV 2025 - 15H26)

Adobe Stock: Bijac

Enquanto o planeta Terra se mobiliza diante das mudanças climáticas e sociais, a fé se torna força de ação e também, uma força de esperança. No Santuário Nacional de Aparecida, toda essa fé se traduz em gestos concretos, para unir devoção, solidariedade e cuidado.

Um tempo de urgência global

Adobestock: Bijac Adobestock: Bijac

O mundo muda rapidamente, são tempos de provação: milhões de pessoas sofrem com a pobreza, tantas pessoas obrigadas a deixar suas casas e o meio ambiente clama por cuidado.

Com o intuito de responder a esses desafios com gestos de solidariedade e cuidado, a Igreja Católica se coloca a serviço da esperança, inspirada pelas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti do Papa Francisco, o Santo Padre lembra que todos somos responsáveis pelo mundo em que vivemos e pelas pessoas ao nosso redor.

Cuidar da criação é um ato de fé

A crise climática não toca apenas a ciência, mas também o coração e a consciência humana. A nos convida a agir, a transformar o amor por Deus e pela vida em gestos concretos de cuidado com o mundo que Ele nos confiou. Cuidar da criação é um ato de fé

Tocados pelas palavras cheias de amor do Papa Francisco em suas encíclicas, o Santuário Nacional proporciona diversos projetos voltados à sustentabilidade, como energia solar, reaproveitamento de resíduos e ações de educação ambiental. Entre os principais projetos, destacam-se:

O Santuário adotou o uso de material biodegradável em grande parte de suas dependências e eventos, como sinal de respeito à criação e incentivo ao consumo consciente. Também implantou um sistema de reciclagem, garantindo a destinação correta dos resíduos e o envio do restante para aterro legalizado.

Na Fazenda São José, o Santuário construiu uma usina de energia solar, capaz de suprir cerca de 60% a 70% da demanda energética com energia limpa e renovávelEm parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, já foram plantadas mais de 550 mil mudas de árvores, totalizando 230 hectares reflorestados nas Fazendas São José, Santana e Sobradinho — um gesto que simboliza esperança e renovação.

Além disso, o Santuário promove ações contínuas de conscientização ambiental, como a Semana do Meio Ambiente, que oferece atividades educativas a colaboradores, romeiros e participantes dos projetos sociais, despertando em cada um o compromisso de cuidar com amor da Casa Comum.

gov.br gov.br COP30 em Belém - Marco climático na Amazônia

Pontos para acompanhar na COP30

A 30ª Conferência da ONU sobre o Clima, que será realizada no dia 10 de novembro de 2025, vai ser uma oportunidade histórica para Igreja Católica e também para o Brasil. Com o apoio da CNBB, a presença da igreja procura reforçar o compromisso com as questões de justiça climática.

Acompanhe todas as notícias e reportagens sobre a COP30 na página especial do Portal A12 dedicada à Conferência: a12.com/COP30

Aparecida: fé, solidariedade e compromisso

Em cada gesto e iniciativa, Aparecida recorda que rezar é também agir e transformar o mundo ao seu redor com amor. Diante das realidades de pobreza e desigualdade que ainda ferem tantos irmãos, a fé se torna convite à corresponsabilidade: cada um é chamado a ser sinal de esperança, solidariedade e justiça na sociedade.

add Conheça todas as Obras Sociais do Santuário Nacional.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rafael Gurgel, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...