Em todo o Brasil, diversos projetos sociais contam com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no ano de 1998.
Um deles é o projeto de produção agrícola sustentável e de extrativismo, o Coletivo dos Agricultores e Agricultoras Familiares Indígenas Xakriabá, também chamado ROMZÃ, que na língua Akwen Xakriabá significa 'semente', e que reúne 40 agricultores e suas famílias.
Esse projeto atende cerca de 5 mil alunos indígenas de 37 escolas, localizadas nas aldeias do Povo Xakriabá, em São João das Missões, na região norte de Minas Gerais (MG).
O FNS recolhe 40% da Coleta Nacional de Solidariedade realizada no Domingo de Ramos em todas as comunidades católicas do Brasil e utiliza esse recurso para apoiar projetos sociais em todo o país. Vale ressaltar que esses projetos têm que estar alinhados aos princípios da solidariedade e da justiça social e às temáticas da Campanha da Fraternidade.
O projeto de segurança alimentar para o Povo Xakriabá recebeu R$ 35 mil para comprar uma farinheira elétrica e três freezers. Equipamentos usados para produzir farinha de mandioca e armazenar polpas de frutas e outros produtos do extrativismo.
“A torradeira facilita muito a vida dos agricultores. Chegamos a torrar de 10 a 15 sacos de 50 quilos de farinha de mandioca por dia. A produção vai para as 37 escolas das aldeias”, explicou Nicolau Alquimim, presidente do Coletivo dos Agricultores e Agricultoras Familiares Indígenas Xakriabá (ROMZÃ).
O projeto foi inscrito no Fundo Nacional de Solidariedade da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema era “Fraternidade e fome”. Desde que foi beneficiado, além dos equipamentos adquiridos, também foram realizadas oficinas internas para formação de agricultores e agricultoras, incluindo jovens, para o manejo e operação dos equipamentos e materiais.
“Nossa missão é promover o desenvolvimento sustentável econômico, cultural, social e ambiental das aldeias do nosso povo indígena Xakriabá. Este ano, apresentamos mais um projeto para o Fundo Nacional de Solidariedade, desta vez para a construção de um criador de galinhas para as escolas”.
O Fundo Nacional de Solidariedade recebe anualmente centenas de projetos sociais de todo o Brasil. No ano passado, mais de 800 projetos foram inscritos, dentre eles 240 aprovados e mais de R$ 6,5 milhões liberados. Este ano, 42 projetos já foram aprovados na primeira fase de inscrições.
O principal desafio é adequar os projetos aos critérios de seleção da CNBB, que não exige ligação com a Igreja Católica, mas sim alinhamento com a Campanha da Fraternidade e valores cristãos.
Para auxiliar as organizações a se adequarem a formatação dos projetos para o FNS, a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) e a FTD Educação, em parceria com a CNBB, lançaram o curso “Guia Prático para Projetos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)”.
A formação é totalmente gratuita, tem carga horária de 4 horas e está dividida em 5 módulos que abordam o processo de desenvolvimento, estruturação e apresentação de projetos eficazes para o FNS. A novidade deste ano é que o edital do fundo está mais enxuto, e traz, como complemento, um guia prático detalhado sobre o correto cadastro dos projetos na plataforma. As inscrições seguem até 30 de agosto.
Informações e inscrições:
Para mais informações e inscrições no curso, acesse o link: marista.org.br
Para acesso ao edital do Fundo Nacional de Solidariedade e cadastro de projetos, acesse o link fns.cnbb.org.br
Fonte: CNBB
Igreja alerta sobre perigos dos jogos de azar
Igreja e especialistas destacam os prejuízos sociais e morais dos jogos de azar, que afetam milhões de brasileiros com compulsão e dívidas. Saiba mais.
Você consegue controlar seus impulsos na hora da raiva?
Veja alguns versículos que podem te ajudar no momento da raiva, ou a controlar seus sentimentos em um momento de impulso.
A Bíblia de Aparecida sempre na palma da sua mão
Confira esta importante ferramenta que nos aproxima da Palavra de Deus
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.