Leia MaisA luta do Papa para “silenciar o clamor das armas” Jornada Bíblica - "Nada de armas, nem guerras"Nesta segunda-feira, 1° de agosto, houve a abertura da conferência dos 191 países signatários que assentem ao acordo do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP).
O Tratado, que existe desde 1970, é a principal regulamentação nuclear civil e militar que tem como objetivo assegurar que as armas nucleares não sejam disseminadas no mundo.
Entretanto, alguns países estão autorizados a ter a posse, que são os membros do Conselho de Segurança: China, França, Reino Unido, Rússia e Estados Unidos.
Em janeiro deste ano, tais potências nucleares se comprometeram a agir na prevenção ao acesso e a disseminação dessas armas, enquanto o atual relatório da conferência seja válido.

Durante a abertura desta 10ª conferência, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez um alerta sobre a situação do mundo em relação ao número de armas nucleares, que já somam mais de 13 mil mantidas nos arsenais mundiais.
“Excelências, as nuvens que se abriram após o fim da Guerra Fria estão se reunindo mais uma vez. Tivemos uma sorte enorme até agora, mas sorte não é a estratégia, nem é o escudo contra as tensões geopolíticas que se transformam em conflito nuclear”, explica António.
Em pedido à redução do arsenal nuclear, o secretário alega que o mundo precisa do Tratado como nunca antes: “Hoje, a humanidade está a um equívoco, a um erro de cálculo da aniquilação nuclear”, diz Guterres.

Papa Francisco se manifestou no Twitter, na conta @Pontifex, por causa do início da Conferência, para reforçar a posição da Igreja perante o assunto:
“O uso de armas nucleares, assim como sua posse, é imoral. Tentar assegurar a estabilidade e a paz através de uma falsa sensação de segurança e um 'equilíbrio de terror' inevitavelmente leva a relações envenenadas entre os povos e dificulta o verdadeiro diálogo", tuitou o Pontífice.
Em junho deste ano, o Papa já havia reforçado o posicionamento em uma mensagem enviada ao presidente da primeira reunião dos Estados membros do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, Embaixador Alexander Kmentt.
Vale ressaltar que o Papa Francisco sempre se posicionou frente a essas discussões, a favor do desarmamento global. Durante sua visita ao Japão, país que foi ferido pela arma, o Pontífice foi claro em sua mensagem.
Se “queremos realmente construir uma sociedade mais justa e segura, devemos deixar que as armas caiam de nossas mãos”, diz Francisco.
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.