Notícias

Igreja Sinodal é o assunto na abertura do Congresso Mariológico

Evento terá reflexões e estudos sobre a caminhada da nossa fé com Maria

Escrito por Alberto Andrade

01 JUN 2022 - 14H17 (Atualizada em 01 JUN 2022 - 15H27)

Thiago Leon

Na noite da quinta-feira, 31 de maio, aconteceu o início do XV Congresso Mariológico no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. No encontro, que ocorre até 3 de junho, estão inscritas mais de 240 pessoas que estão participando de forma presencial e on-line, e a abertura foi transmitida pelo canal do Youtube da Academia Marial, onde você poderá acompanhar algumas partes do evento gratuitamente. 

Leia MaisEscola de Maria: O que é Mariologia?Magnificat: A Mariologia de São Maximiliano KolbeA oração inicial com tema do Congresso “Virgem Maria, nossa Irmã no caminho sinodal da Igreja” e o cântico do Magnificat foram feitos pelo Padre Joãozinho, scj, doutor em Teologia Espiritual e professor da pós graduação em Mariologia da Faculdade Dehoniana.

Padre Eduardo Catalfo C.Ss.R., Presidente da Academia Marial de Aparecida, falou da alegria em estudar e celebrar que Maria é nossa irmã e caminha conosco sempre como Igreja.

"Sejam bem-vindos, e que este tempo de estudo e de aprendizado seja sobretudo um tempo de Deus em nossas vidas na companhia de Maria a nossa irmã. Lembro sempre como o evangelista São Lucas lembra que Maria se dirige apressadamente a região montanhosa da Judeia. Ela não vai de qualquer maneira, ela vai com pressa, pois quem ama tem pressa e não se acomoda. Assim faz Nossa Senhora ao visitar sua prima Isabel, é assim com os discípulos de Emaús quando retornam a Jerusalém com a boa notícia do Ressuscitado", orienta.

O reitor do Santuário Nacional elogiou a historiadora Tereza Pasin, que estava presente no Congresso e é autora do livro "História de Nossa Senhora Aparecida", lançado pela Editora Santuário durante o evento.

"Professora Tereza aceitou o desafio de reescrever a história da Mãe Aparecida de forma breve, resumida, dirigida ao grande público, com sua qualidade de conhecedora profunda do culto e da devoção a Nossa Senhora", disse.

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, enfatiza que é preciso praticar o que será ensinado durante o Congresso:

"Gostaria de pedir a todos vocês que não só tivéssemos doutrinas e teorias, mas práticas através de um espirito mariano. Especialmente nos conhecendo, nos aproximando, já praticando a sinodalidade porque um curso assim tem um espírito de família, e certamente de sinodalidade", falou.

O também Chanceler da Academia Marial de Aparecida pediu para que se rezasse uma Ave Maria para o povo de Pernambuco, que está sofrendo por causa das chuvas na região do Grande Recife, onde já foram confirmadas 101 mortes, 16 desaparecidos e mais de 6 mil desabrigados.

Thiago Leon
Thiago Leon

Padre José Ulysses da Silva, C.Ss.R., diretor da Academia Marial de Aparecida, falou da felicidade em retornar a realizar o Congresso para mais pessoas:

"É muito bom voltar a celebrar nosso Congresso, e bom também poder contar com as pessoas que nos acompanham on-line. Sempre caminhamos passo a passo em missão e comunhão com o Papa Francisco. Maria nasceu como nossa irmã, antes de gerar Jesus como nosso Salvador, e a partir dessa redenção antecipada, Ela se tornou Mãe por excelência", disse.

O missionário redentorista também enfatizou a essência do conteúdo que será aplicado no evento: 

"A gente vai ao longo desses dias refletir bastante sobre esse tema e caminhar juntos e sabendo que Maria caminha conosco. Mesmo quando faltou uma Igreja oficial, um sacerdote e até mesmo celebração para o povo, Maria caminhava junto, com a devoção e piedade ao nosso e para outros povos. Maria é sinodal por excelência e vamos ter a possibilidade de desenvolver isso ao longo desse Congresso", concluiu.

Toda a programação do XV Congresso Mariológico poder ser acompanhada no a12.com/congressomariologico

:: Assista como foi a abertura do evento

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...