Na última terça-feira (25), a Igreja de Santa Maria de Jesus, anexa ao Convento dos Frades Menores, na cidade italiana de Palermo (Sicília), foi completamente destruída por um incêndio. O local acolhia o corpo incorrupto de São Benedito, que viveu e morreu ali.
Dezenas de voluntários tentaram de alguma forma salvar a igreja e também os restos mortais de São Benedito e do Beato Mateus Guimerà, mas apenas alguns fragmentos de ossos dos restos mortais foram “salvos”, e levados para a igreja da Terra Santa.
A Itália vem enfrentando uma forte onda de calor nos últimos dias, o Convento e a Igreja ficam na encosta do Monte Grifone, que estava sendo tomado por um incêndio. De acordo com informações, os bombeiros foram avisados, mas estavam em outra ocorrência e não chegaram a tempo. Leia MaisReze a Oração a São Benedito, o Santo Cozinheiro Por que São Benedito é comemorado em datas diferentes no Brasil?
A Igreja foi construída em 1426 pelo Beato Mateus Guimerà e atualmente era o destino de muitos peregrinos latino-americanos, que viajavam ao encontro do corpo incorrupto do santo.
Do lado de fora da Igreja existia um muro com diversas placas de identificação das romarias e devotos. Através dessas placas se constatava o quanto esse santo, que viveu e morreu ali no século XVI, é amado e venerado nos países latino-americanos.
São Benedito não tem muito reconhecimento na Itália e nem em Palermo, mesmo sendo co-patrono da cidade que fica a Igreja que abriga seu corpo. Os navegantes que iam em direção do “Novo Mundo” passaram pelo Porto de Palermo, souberam a respeito do novo santo e levaram sua devoção para o Brasil, onde ela floresceu e prosperou.
Fonte: Vatican News
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.