Notícias

Inscrições abertas para o cartaz do 28º Grito dos Excluídos

Escrito por Redação A12

14 JAN 2022 - 14H52 (Atualizada em 14 JAN 2022 - 15H15)

Concurso do Grito dos Excluídos 2022

O cartaz da 28º edição do Grito do Excluídos e das Excluídas neste ano de 2022, será definido em um concurso. Pela primeira vez, os interessados podem se inscrever para apresentarem suas propostas inspirados pelo tema ‘Vida em primeiro lugar!’ e lema ‘Brasil, 200 anos de (in)dependência. Para quem?’.

Os organizadores do Grito explicam que “o 28º Grito dos Excluídos e Excluídas vem aí, com toda a ousadia, participação popular e criatividade que são marcas dessa nossa construção coletiva. Sabemos que 2022 será um ano difícil de muitas disputas, mas que seja também de reflexão, esperança, utopias e de lutas por um novo projeto de sociedade, onde a dignidade da vida esteja em primeiro lugar. Nesse processo do Grito, entendemos que a arte sempre teve um papel importante como forma especial de linguagem, transmissão de conteúdos e organização popular”.

Para se inscrever, as pessoas precisam enviar suas propostas até o dia 8 de fevereiro. A divulgação da arte selecionada está prevista para o dia 23 de fevereiro.

O Grito dos Excluídos

A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas surgiu em1994, a partir do processo da 2ª Semana Social Brasileira, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), inspirada na Campanha da Fraternidade de 1995.

O movimento foi construído em parceria entre Pastorais, Igrejas, Entidades e organismos sociais e sindicais.

Entre as motivações que levaram à escolha do dia 7 de setembro para a realização do Grito dos estão a de fazer um contraponto ao Grito da Independência.

O primeiro Grito dos Excluídos aconteceu no dia 7 de setembro de 1995, na cidade de Aparecida (SP), articulado com a Romaria dos Trabalhadores.

A partir de 1996, o Grito foi assumido pela CNBB que aprovou em sua Assembleia Geral, como parte do projeto Rumo ao Novo Milênio. A cada ano, se efetiva como uma imensa construção coletiva, antes, durante e após o 7 de setembro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.