O cartaz da 28º edição do Grito do Excluídos e das Excluídas neste ano de 2022, será definido em um concurso. Pela primeira vez, os interessados podem se inscrever para apresentarem suas propostas inspirados pelo tema ‘Vida em primeiro lugar!’ e lema ‘Brasil, 200 anos de (in)dependência. Para quem?’.
Os organizadores do Grito explicam que “o 28º Grito dos Excluídos e Excluídas vem aí, com toda a ousadia, participação popular e criatividade que são marcas dessa nossa construção coletiva. Sabemos que 2022 será um ano difícil de muitas disputas, mas que seja também de reflexão, esperança, utopias e de lutas por um novo projeto de sociedade, onde a dignidade da vida esteja em primeiro lugar. Nesse processo do Grito, entendemos que a arte sempre teve um papel importante como forma especial de linguagem, transmissão de conteúdos e organização popular”.
Para se inscrever, as pessoas precisam enviar suas propostas até o dia 8 de fevereiro. A divulgação da arte selecionada está prevista para o dia 23 de fevereiro.
O Grito dos Excluídos
A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas surgiu em1994, a partir do processo da 2ª Semana Social Brasileira, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), inspirada na Campanha da Fraternidade de 1995.
O movimento foi construído em parceria entre Pastorais, Igrejas, Entidades e organismos sociais e sindicais.
Entre as motivações que levaram à escolha do dia 7 de setembro para a realização do Grito dos estão a de fazer um contraponto ao Grito da Independência.
O primeiro Grito dos Excluídos aconteceu no dia 7 de setembro de 1995, na cidade de Aparecida (SP), articulado com a Romaria dos Trabalhadores.
A partir de 1996, o Grito foi assumido pela CNBB que aprovou em sua Assembleia Geral, como parte do projeto Rumo ao Novo Milênio. A cada ano, se efetiva como uma imensa construção coletiva, antes, durante e após o 7 de setembro.
Músicas para a celebração do Domingo da Palavra do Senhor
O Domingo da Palavra do Senhor foi instituído pelo Papa Francisco em 2019 e é celebrado no terceiro domingo do Tempo Comum, promovendo a reflexão da Sagrada Escritura.
Conheça o testemunho de fé e coragem de São Sebastião
Celebrado no dia 20 de janeiro, o santo é o guerreiro e protetor contra as forças do mal. Saiba mais!
Catequista: saiba os documentos indispensáveis para sua missão
Listamos os principais documentos essenciais para catequistas e onde acessá-los. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.