No último fim de semana, do dia 12 ao dia 14 de julho, o Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida foi palco do 8º Encontro Nacional da Pascom, que teve como tema central: “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.
O encontro reuniu mais de 900 pasconeiros de todo o Brasil, que participaram de palestras, seminários e workshops que debateram, em torno do tema central, os desafios e as perspectivas da Inteligência artificial na evangelização e na comunicação católica.
A missão de todo cristão católico batizado é anunciar o Evangelho a toda criatura. O Papa Francisco já reafirmou em diversas oportunidades que é preciso se atentar nesta missão e levar o Evangelho não só a todas as pessoas, mas também em todo lugar.
O A12 conversou com o coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, sobre a importância do trabalho dos pasconeiros na missão de evangelizar.
“Está lá no Evangelho: Jesus batiza e envia em missão. E é essa a missão de comunicar. A Pascom é um caminho dentro de tantas possibilidades, para que a gente possa responder a esse chamado e a este mandato de comunicar na Igreja. É uma pastoral que está presente em todo o Brasil e, especialmente neste contexto que a gente está vivendo da cultura digital, do mundo digital, muitos de nós estamos conectados em diversas plataformas. Então, esta missão se torna mais importante a partir de um sinal, o sinal de testemunho”.

Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, membro da Comissão Episcopal de Pastoral para a Comunicação e secretário do Dicastério para a Comunicação, esteve presente no evento e destacou a beleza do trabalho de cada membro da Pascom, principalmente nas mídias digitais.
“Este é um grande evento comunicativo. Isso não pode deixar de me emocionar, porque, como Secretário do Dicastério para a Comunicação, ver que tantas pessoas têm em seus corações um amor tão grande pelo Evangelho através da missão e aplicando-o concretamente na mídia, vejo aqui uma riqueza, uma criatividade, é algo muito bonito, não pelo que a Pascom significa não só para o Brasil, mas para a Igreja. É um exemplo de trabalho de criatividade, de projeção, de compromisso”.
O encontro contou também com a presença de Dom Amilton Manoel da Silva, membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, que no sábado ministrou a conferência sobre “Comunicadores da Esperança”. Além do bispo, outros nomes de referência na Igreja, em comunicação e em inteligência artificial também participam do evento.
Uma equipe do Portal A12, a comunicação digital do Santuário Nacional, realizou uma oficina de “Produção audiovisual em dispositivos móveis”, ferramenta fundamental atualmente para a comunicação, que contribui na missão de espalhar o Evangelho também nos meios digitais.

Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.