No último fim de semana, do dia 12 ao dia 14 de julho, o Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida foi palco do 8º Encontro Nacional da Pascom, que teve como tema central: “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.
O encontro reuniu mais de 900 pasconeiros de todo o Brasil, que participaram de palestras, seminários e workshops que debateram, em torno do tema central, os desafios e as perspectivas da Inteligência artificial na evangelização e na comunicação católica.
A missão de todo cristão católico batizado é anunciar o Evangelho a toda criatura. O Papa Francisco já reafirmou em diversas oportunidades que é preciso se atentar nesta missão e levar o Evangelho não só a todas as pessoas, mas também em todo lugar.
O A12 conversou com o coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, sobre a importância do trabalho dos pasconeiros na missão de evangelizar.
“Está lá no Evangelho: Jesus batiza e envia em missão. E é essa a missão de comunicar. A Pascom é um caminho dentro de tantas possibilidades, para que a gente possa responder a esse chamado e a este mandato de comunicar na Igreja. É uma pastoral que está presente em todo o Brasil e, especialmente neste contexto que a gente está vivendo da cultura digital, do mundo digital, muitos de nós estamos conectados em diversas plataformas. Então, esta missão se torna mais importante a partir de um sinal, o sinal de testemunho”.
Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, membro da Comissão Episcopal de Pastoral para a Comunicação e secretário do Dicastério para a Comunicação, esteve presente no evento e destacou a beleza do trabalho de cada membro da Pascom, principalmente nas mídias digitais.
“Este é um grande evento comunicativo. Isso não pode deixar de me emocionar, porque, como Secretário do Dicastério para a Comunicação, ver que tantas pessoas têm em seus corações um amor tão grande pelo Evangelho através da missão e aplicando-o concretamente na mídia, vejo aqui uma riqueza, uma criatividade, é algo muito bonito, não pelo que a Pascom significa não só para o Brasil, mas para a Igreja. É um exemplo de trabalho de criatividade, de projeção, de compromisso”.
O encontro contou também com a presença de Dom Amilton Manoel da Silva, membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, que no sábado ministrou a conferência sobre “Comunicadores da Esperança”. Além do bispo, outros nomes de referência na Igreja, em comunicação e em inteligência artificial também participam do evento.
Uma equipe do Portal A12, a comunicação digital do Santuário Nacional, realizou uma oficina de “Produção audiovisual em dispositivos móveis”, ferramenta fundamental atualmente para a comunicação, que contribui na missão de espalhar o Evangelho também nos meios digitais.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.