Notícias

Jornada Mundial das Crianças: Encontro está oficialmente marcado para maio

Peregrinos de todo o mundo já podem se inscrever no evento que será realizado nos dias 25 e 26 de maio

Escrito por Redação A12

05 FEV 2024 - 14H54 (Atualizada em 05 FEV 2024 - 17H58)

Reprodução/ worldchildrenday.org

A 1ª Jornada Mundial das Crianças (JMC) foi apresentada na Sala de Imprensa da Santa da Sé, na última sexta-feira (02), com o tema “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5)

Leia MaisCrianças da Faixa de Gaza recebem tratamento médico na ItáliaCrianças brasileiras participam de encontro com o Papa Francisco

O encontro com o Santo Padre será realizado em Roma, na Itália, nos dias 25 e 26 de maio, e também acontecerá nas Dioceses espalhadas pelo mundo.

As inscrições já podem ser feitas por meio do site worldchildrenday.org.  Se preferir, clique aqui.

Nesse sentido, o Cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, órgão responsável pela organização da JMC, recordou ao Vatican News a alegria de um encontro com as crianças, que ocorreu há três meses, em Roma.

“Parecia olhar para uma fonte cujo jato vivo refrescava de esperança a terra e a Igreja”. Dessa forma, nasceu o desejo do Papa de encontrar os pequeninos, e que a Jornada “se torne um momento que abrace efetivamente toda a Igreja com cadência regular”.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media


O Cardeal afirmou que as crianças expressam de um jeito próprio a novidade do Evangelho:

“É o que a Igreja quer colocar no centro, mostrando uma imagem de uma Igreja que sabe que é mãe, mas sabe também ser criança e ser mais jovem. As crianças são grandes mediadoras de alegria. Em uma época de niilismo, de pessimismo histórico como o que vivemos, as crianças são portadoras de uma fé concreta na humanidade”, disse ao Vatican News.

Como surgiu a JMC

A JMC nasceu justamente a partir da pergunta feita por uma criança, Alessandro, de 9 anos, para o Papa Francisco, no “Popecast” um podcast produzido no período que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023.

“Será que um dia haverá uma Jornada Mundial da Criança?” foi a questão, a qual o Santo Padre respondeu: “Seria belo, gosto muito” e “Vou pensar sobre isso e ver como fazer”.

Pouco tempo depois, no dia 06 de novembro do ano passado, durante o encontro “Aprendamos com os meninos e as meninas” e, em seguida, no Angelus em 08 de dezembro de 2023, o Papa anunciou a sua decisão de realizar a JMJ em Roma, neste ano de 2024.

Organização da JMC

Padre Enzo Fortunato, coordenador da Jornada, antecipou alguns detalhes que estão previstas para a programação de atividades para a JMC.

No dia 25 de maio, às 15h, haverá um encontro em um local a ser escolhido conforme o número de inscrições. Ele seguirá o formato do encontro realizado em novembro de 2023, com testemunhos, artistas, vozes de crianças e diálogo com o Papa. Em 26 de maio, às 10h30, haverá a Santa Missa, na Praça São Pedro, a ser presidida pelo Papa Francisco.

A preparação do hino da Jornada ficou sob a responsabilidade do Monsenhor Marco Frisina, que também dará suporte aos coros do Zecchino d'Oro durante a “vigília”. 

O logotipo

Na coletiva de imprensa foi também apresentado o logotipo da JMC, ilustrado por Marco Capasso. Nele há um gráfico minimalista, que retrata o perfil estilizado da Cúpula de São Pedro, com uma cruz e uma lanterna onde estão impressões das mãos de diversas crianças.

“A Cúpula abraça, acolhe e protege os pequenos representados pelas pegadas, cujas diferentes cores remetem à multiplicidade de culturas que se compõem numa unidade que acolhe e valoriza as diferenças; a lanterna é uma metáfora dos cristãos 'portadores de luz', enquanto a cruz simboliza a paixão e a ressurreição do Filho de Deus, que se fez homem por nós”, afirma a descrição sobre o logotipo, feita pelo Vatican News.

Veja também:

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...