Notícias

Jubileu espera 250 mil brasileiros em Roma, diz Dom Fisichella

Reitor do Santuário Nacional e bispos descrevem como será o Jubileu, em 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”

Escrito por Redação A12

30 JAN 2024 - 16H00 (Atualizada em 30 JAN 2024 - 16H34)

Luis Henrique Maia - TV Aparecida

Como você pode conferir aqui no A12, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou nos últimos dois dias o Encontro Nacional “Preparando o Jubileu 2025” na Casa Dom Luciano em Brasília (DF), onde os participantes conheceram mais detalhes sobre o Ano Santo com orações, celebrações e eventos realizados em comunidades de todo o mundo.

Leia Mais2024 é o Ano da Oração em preparação para JubileuA tradição em celebrar jubileus na IgrejaO pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella informou que são esperados 32 milhões de peregrinos ao Vaticano durante este ano jubilar e, deste, serão aproximadamente 250 mil peregrinos do Brasil. A projeção foi feita pela Faculdade de Sociologia de Roma.

Presente no evento, o reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., ressaltou que a reflexão do tema ajudará na acolhida dos devotos da Mãe Aparecida para a edição da Novena e Festa da Padroeira deste ano.

"O tema da Novena deste ano diz assim: 'Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos de esperança'. Queremos que o Santuário Nacional de fato acolha os peregrinos para que sejam enviados em missão com muita esperança em renovar a fé em Jesus! Visitar Nossa Senhora e o seu Santuário é a nossa alegria! Façamos com que a fé, a esperança e a caridade não sejam apenas virtudes teóricas, mas sejam nossas companheiras de todos os dias".

Luis Henrique Maia - TV Aparecida
Luis Henrique Maia - TV Aparecida


Para a repórter Camila Morais, da TV Aparecida, o primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, falou sobre as iniciativas que serão realizadas nas paróquias e comunidades em preparação ao Jubileu.

"300 irmãos e irmãs estão aqui presentes para sabermos melhor a programação do Jubileu, as motivações para ser realizado e porque é importante celebrá-lo. O Jubileu é uma oportunidade para voltarmos ao mistério de nossa fé. Para cada um de nós um exercício de dar tempo a experiência na fé. Queremos reviver a experiência em dizer 'Eu creio!'. Acolhemos este mistério da fé e renovamos em nosso coração o desejo de viver o ensinamento de Jesus nos Santos Evangelhos".

Na manhã desta terça-feira (30), Dom Rino detalhou o itinerário das ações desenvolvido até agora, desde a carta que o Papa Francisco dirigiu em 11 de fevereiro de 2022, para encarregá-lo da organização do Jubileu, relembrando pontos essenciais do Concílio Vaticano II.

“Foi uma forma de manter vivo o ensinamento conciliar sobre o primado da Palavra de Deus (Dei Verbum), a Igreja em sua obra de evangelização (Lumen Gentium), a Liturgia como expressão da fé orante do Povo de Deus (Sacrosanctum Concilium) e a relação entre Igreja e mundo, cada vez mais diferente, na medida em que os tempos mudam (Gaudium et Spes). Fomos chamados a descobrir quanta beleza está escondida no Concílio.

Dom Fisichella ressaltou que, para este ano, já foram preparados oito manuais que contemplam a oração a partir dos salmos, a oração de Jesus, a oração em comunidade, dentre outras.

“A escola de oração consiste em compreender os passos necessários da oração, por exemplo, introduzindo a oração de Ação de Graças, a oração de invocação, a oração de consolação, a oração litúrgica, a oração pessoal e comunitária”.

Além dos religiosos, leigos dos organismos do Povo de Deus, discutiram a preparação para o Jubileu de 2025.

CNBB
CNBB


Calendário geral do Jubileu

Dom Fisichella ainda detalhou que, em 2025, serão mais de 35 eventos durante o ano jubilar, envolvendo a diversidade do povo de Deus com suas peregrinações específicas. Além das atividades religiosas, a programação contempla um encontro na cidade de Roma, com momentos em praças e espaços públicos.

No site oficial do Jubileu, você confere o calendário geral, com todas as atividades que serão realizadas no Vaticano.


Camila Morais dá mais detalhes sobre este importante encontro. Confira!


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...