Como você pode conferir aqui no A12, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou nos últimos dois dias o Encontro Nacional “Preparando o Jubileu 2025” na Casa Dom Luciano em Brasília (DF), onde os participantes conheceram mais detalhes sobre o Ano Santo com orações, celebrações e eventos realizados em comunidades de todo o mundo.
Leia Mais2024 é o Ano da Oração em preparação para JubileuA tradição em celebrar jubileus na IgrejaO pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella informou que são esperados 32 milhões de peregrinos ao Vaticano durante este ano jubilar e, deste, serão aproximadamente 250 mil peregrinos do Brasil. A projeção foi feita pela Faculdade de Sociologia de Roma.
Presente no evento, o reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., ressaltou que a reflexão do tema ajudará na acolhida dos devotos da Mãe Aparecida para a edição da Novena e Festa da Padroeira deste ano.
"O tema da Novena deste ano diz assim: 'Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos de esperança'. Queremos que o Santuário Nacional de fato acolha os peregrinos para que sejam enviados em missão com muita esperança em renovar a fé em Jesus! Visitar Nossa Senhora e o seu Santuário é a nossa alegria! Façamos com que a fé, a esperança e a caridade não sejam apenas virtudes teóricas, mas sejam nossas companheiras de todos os dias".

Para a repórter Camila Morais, da TV Aparecida, o primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, falou sobre as iniciativas que serão realizadas nas paróquias e comunidades em preparação ao Jubileu.
"300 irmãos e irmãs estão aqui presentes para sabermos melhor a programação do Jubileu, as motivações para ser realizado e porque é importante celebrá-lo. O Jubileu é uma oportunidade para voltarmos ao mistério de nossa fé. Para cada um de nós um exercício de dar tempo a experiência na fé. Queremos reviver a experiência em dizer 'Eu creio!'. Acolhemos este mistério da fé e renovamos em nosso coração o desejo de viver o ensinamento de Jesus nos Santos Evangelhos".
Na manhã desta terça-feira (30), Dom Rino detalhou o itinerário das ações desenvolvido até agora, desde a carta que o Papa Francisco dirigiu em 11 de fevereiro de 2022, para encarregá-lo da organização do Jubileu, relembrando pontos essenciais do Concílio Vaticano II.
“Foi uma forma de manter vivo o ensinamento conciliar sobre o primado da Palavra de Deus (Dei Verbum), a Igreja em sua obra de evangelização (Lumen Gentium), a Liturgia como expressão da fé orante do Povo de Deus (Sacrosanctum Concilium) e a relação entre Igreja e mundo, cada vez mais diferente, na medida em que os tempos mudam (Gaudium et Spes). Fomos chamados a descobrir quanta beleza está escondida no Concílio.”
Dom Fisichella ressaltou que, para este ano, já foram preparados oito manuais que contemplam a oração a partir dos salmos, a oração de Jesus, a oração em comunidade, dentre outras.
“A escola de oração consiste em compreender os passos necessários da oração, por exemplo, introduzindo a oração de Ação de Graças, a oração de invocação, a oração de consolação, a oração litúrgica, a oração pessoal e comunitária”.
Além dos religiosos, leigos dos organismos do Povo de Deus, discutiram a preparação para o Jubileu de 2025.

Calendário geral do Jubileu
Dom Fisichella ainda detalhou que, em 2025, serão mais de 35 eventos durante o ano jubilar, envolvendo a diversidade do povo de Deus com suas peregrinações específicas. Além das atividades religiosas, a programação contempla um encontro na cidade de Roma, com momentos em praças e espaços públicos.
No site oficial do Jubileu, você confere o calendário geral, com todas as atividades que serão realizadas no Vaticano.
Fonte: CNBB
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.