Notícias

Maior presépio iluminado do mundo fica na Itália

São mais de 300 figuras em tamanho natural e iluminadas de forma sustentável

Escrito por Redação A12

22 DEZ 2022 - 10H06 (Atualizada em 22 DEZ 2022 - 10H33)

Associazione Presepe di Manarola Mario Andreoli

Uma das maiores celebrações de nossa Igreja está próxima, o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo! E aqui no A12 você pode conferir sobre um dos principais símbolos desta festa, que são os presépios. 

Leia MaisConfira curiosidades sobre o Morro do PresépioPresépio feito de madeira será instalado no VaticanoO cenário de um Presépio deve nos convencer de que Deus abriu mão do uso de seu poder e divindade, e veio morar entre os humanos, para ensinar as pessoas todo o bem necessário para ser feliz.

E na Itália, temos uma das maiores representações do nascimento de Cristo em todo o mundo, localizado em Manarola, distrito da cidade de Riomaggiore.

A inauguração do grande presépio aconteceu no dia 8 de dezembro e permanece até 29 de janeiro de 2023.

Associazione Presepe di Manarola Mario Andreoli
Associazione Presepe di Manarola Mario Andreoli


Em 2007, a obra de Manarola foi registrada no Livro Guinness dos Recordes como o maior presépio iluminado do mundo. As estátuas, iluminadas por 7000 lâmpadas coloridas e sete quilômetros de cabo elétrico, são dispostas ao longo da encosta, chegando ao topo, onde brilha o cometa.

As colinas ficam repletas de estátuas luminosas, de um a três metros de altura. No topo, por sua vez, fica a cabana com o Menino Jesus.

As figuras são em tamanho natural: Jesus, Maria, José, pastores, pescadores, ovelhas, golfinhos, gaivotas, camelos, anjos, magos, etc. No ano do coronavírus, foram incluídos médicos e enfermeiros.

Associazione Presepe di Manarola Mario Andreoli
Associazione Presepe di Manarola Mario Andreoli
Mario Andreoli, idealizador do presépio iluminado, faleceu no dia 22 de dezembro


Criador da obra sustentável

O presépio iluminado de Manarola é uma criação do ex-ferroviário italiano Mário Andreoli, que em 1961 recebeu de seu pai uma missão de colocar uma cruz no alto da colina de Tre Croci, em um terreno de sua propriedade. Além da cruz, Mário teve a ideia de iluminar o local e criar um presépio, acrescentando novas figuras a cada ano, feitas com material reciclado destinado ao aterro sanitário.

Todos os anos, Andreoli esteve presente na iluminação da colina. Neste ano não conseguiu participar da inauguração por causa de sua saúde debilitada, e nesta quinta-feira (22) a Associação que cuida do evento confirmou o falecimento de Mario Andreoli, que estava junto de sua família.

"Nos dias que antecederam o 8 de dezembro, data em que o presépio foi aceso, Mário havia solicitado a queima de fogos de artifício, fato não previsto nos últimos anos. Acreditamos que foi a última despedida consciente de Mário de seu presépio e a todos nós, que o amávamos. Obrigado, Mário, pelo exemplo de tenacidade e simplicidade. Um grande abraço à sua esposa Vanda, às suas filhas e a toda a família", informou a associação em sua conta no Facebook.


Confira mais imagens do maior presépio iluminado do mundo


O presépio do Santuário Nacional de Aparecida está aberto para visitação dos devotos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...