Notícias

Qual o significado por trás da montagem do presépio?

Pe. Diego Antônio explica a composição do presépio deste ano

Escrito por Isabela Araujo

07 DEZ 2022 - 11H49 (Atualizada em 07 DEZ 2022 - 15H20)

Gustavo Cabral/ Portal A12

Leia MaisInauguração do presépio marca início do Tempo do Advento no SantuárioPapa Francisco explica o significado e o valor do presépioQuando desmontar o presépio e a árvore de Natal?Anualmente, no período do Advento, o Santuário Nacional inaugura um presépio para a contemplação dos devotos e devotas da Mãe Aparecida.

O presépio é uma forma de nos conectarmos e relembrarmos a verdadeira festa do Natal: o nascimento do Menino Jesus.

A partir disso, é importante compreendermos o significado envolto nesta representação. Por isso, conversamos com o Pe. Diego, Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, para trazer mais detalhes da construção deste ano.

Confira abaixo a explicação do Pe. Diego sobre as peças que compõem o Presépio

Gustavo Cabral/ Portal A12
Gustavo Cabral/ Portal A12
Presépio inaugurado em 2022 pelo Santuário Nacional


Antes de tudo, é importante entender o verdadeiro significado do presépio. Presépio está ligado à estrebaria, ou seja, ao curral onde os animais eram recolhidos durante a noite ou quando havia um mau tempo ou lugar onde os animais se alimentavam.

Nos diz o Evangelho que houve um grande recenseamento, então a família de José foi até a cidade de Davi para registrar-se, juntamente com a Maria que estava grávida, e durante este tempo completaram os dias da gestação. Eles procuram abrigo em vários lugares, mas ninguém pôde acolher essa família, então eles procuraram refugio neste curral, neste presépio, nesta estrebaria, onde Jesus nasceu.

Nos diz o Evangelho que Maria envolveu aquela criança em faixas e deitou numa manjedoura, ou seja, no cocho onde os animais se alimentavam. E esta cena do Nascimento de Jesus ela é muito importante para nossa tradição cristã.

São Francisco de Assis, no século XII, ele quis reviver este momento, então ele fez a primeira representação do Mistério da Encarnação, ou seja, do nascimento de Jesus, São Francisco de Assis fez o primeiro presépio e desde então a Igreja tem este costume de montar o presépio, a representação do Nascimento de Jesus, nas Igrejas e também nas casas das famílias para que nós nunca esqueçamos o verdadeiro significado do Natal.

Maria

Gustavo Cabral/ Portal A12
Gustavo Cabral/ Portal A12


Maria, talvez, é a figura mais importante desse mistério, depois de Jesus, porque Maria foi aquela que acolheu o verbo do pai. Maria através do seu sim a vontade de Deus gerou no seu próprio ventre a salvação a esperança que é Jesus

É interessante perceber que Maria, assim como qualquer outra jovem no seu tempo, tinha os seus sonhos: de se casar, de ter filhos, de ter a sua família, mas ela foi convidada, ela recebeu um chamado e Maria então abre mão dos seus sonhos pessoais para acolher os sonhos de Deus em sua vida. Maria nos ensina também a dizer sim ao chamado de Deus.

José

Gustavo Cabral/ Portal A12
Gustavo Cabral/ Portal A12


José é o homem justo, também escolhido por Deus como o pai adotivo, ou em uma linguagem teológica, o pai nutrício do menino Jesus, ou seja, aquele que nutriu, aquele que educou Jesus.

José é um grande exemplo daquele pai providente, aquele que cuida, que trabalha e aquele que protege a família de Nazaré. José um grande exemplo para todos nós de um verdadeiro seguidor de Cristo, por isso que José é considerado Padroeiro da Igreja Universal, porque cuidou de Jesus, assim como também nós pedimos a sua intercessão aos cuidados da Igreja.

Pastor

Gustavo Cabral/ Portal A12
Gustavo Cabral/ Portal A12


O pastor simboliza todos aqueles que trabalhavam no campo, que viram no céu um grande sinal, uma estrela, e foram conduzidos por essa estrela até o local onde Jesus nasceu.

O pastor também simboliza a missão de Jesus como o bom pastor, aquele que nos conduz para o coração de Deus. Pastor é aquele que cuida do seu rebanho, é aquele que da a sua própria vida para proteger o rebanho, é a missão de Jesus, que foi capaz de dar a sua própria vida para a nossa salvação.

Três Reis Santos

Gustavo Cabral/ Portal A12
Gustavo Cabral/ Portal A12


Temos também a representação dos três Reis Santos no presépio. Estes personagens nós não temos uma história muito bem fundamentada, é mais uma tradição teológica.

Nos diz a palavra de Deus que os reis do oriente conduzidos pela estrela foram adorar a Jesus, ou seja, os reinos da terra foram adorar o verdadeiro rei. É interessante que cada um tem uma característica diferente , um é branco, o outro asiático e o outro negro, que eram as três raças daquele tempo que foram adorar Jesus e levaram três presentes: o ouro, o incenso e a mirra.

Gustavo Cabral/ Portal A12
Gustavo Cabral/ Portal A12


O ouro é sinal da realeza, da divindade, da presença teofânica de Deus, a mirra que é o símbolo da morte, da finitude, a mirra era um dos aromas, dos perfumes, que eram utilizados para embalsamar os corpos daqueles mortos, então a mirra faz alusão à morte de Cristo, à finitude humana, à sua humanidade.

O incenso é aquilo que simboliza a divindade de Jesus, que ao mesmo tempo em que era humano, ele também é Divino. Então o incenso nós oferecemos a Deus, à divindade.

Então, os três reis santos simbolizam todos os reinos da terra, que vão adorar o verdadeiro rei dos reis que é Jesus.

Gustavo Cabral/ Portal A12
Gustavo Cabral/ Portal A12


Animais

Gustavo Cabral/ Portal A12
Gustavo Cabral/ Portal A12


Por fim, os animais. São aqueles que estavam presentes no nascimento de Jesus, simbolizando toda a criação, toda obra maravilhosa que Deus criou no universo, todos os animais, toda a natureza que também faz a sua reverência a Jesus como o nosso Mestre, como nosso Rei, como nosso Senhor.

Fonte de água

Gustavo Cabral/ Portal A12
Gustavo Cabral/ Portal A12


Água, símbolo da vida nova, símbolo do batismo, que banhados em Cristo nós também nos tornamos criaturas novas.

Veja mais sobre o presépio deste ano

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...