“A Treze de Maio, na Cova da Iria,
Dos Céus aparece a Virgem Maria”.
music_note
Com esse e outros cânticos e orações, mais de 200 mil pessoas estiveram na noite desta quinta-feira (12) na tradicional Procissão das Velas, e ainda mais peregrinos são esperados para este 13 de maio, data em que a Igreja recorda os 105 anos da primeira aparição da Virgem Santíssima aos três pastorinhos, na região da Cova da Iria, em Portugal.
Leia MaisPeça bênçãos a Maria, Virgem de Fátima!Curiosidades do monumento de Nossa Senhora de Fátima em Aparecida
No dia de Nossa Senhora de Fátima, diversos eventos e celebrações irão acontecer. A mais importante delas é a Procissão do Adeus, quando todos levantam um lenço branco e se despedem da imagem de Nossa Senhora, que volta para a Capelinha.
Os festejos desse ano marcam o retorno de forma integral das celebrações, após dois anos de restrições por causa da Covid-19. Em 2020, os ritos foram realizados sem público e, no ano passado, se limitados a apenas 7500 pessoas.
A brasileira Márcia Cotrin, moradora da região há 20 anos, em entrevista ao A12, nos relatou como a população portuguesa se preparou para celebrar Fátima nesse ano.
“Quando chega perto da data, a cidade fica linda e cheia de emoção. É um clima espiritual no ar, uma mística espetacular, pois ficamos dois anos sem ter essa experiência por completo. Portanto, os peregrinos vêm de todas as partes do país, a pé e com carros de apoio, assim como é em Aparecida, caminhando 10 até 15 dias e vêm pra cá. E quando chegam é sempre a mesma emoção”, disse.

Márcia também falou do esforço dos peregrinos para celebrar os momentos de fé, e da sua emoção em particular do dia 13 de maio.
“Os peregrinos chegam aos poucos no dia 12 de manhã e de tarde, porque durante a noite vão participar da Procissão de Velas, um mar de gente com as luzes acesas. Depois, a maioria deles dorme no recinto, em acampamentos, ou em hotéis. Acordam no dia 13 e participam da Missa do Adeus. Quando a imagem volta para a Capela, todo o povo de Deus canta 'Salve Regina'. É algo lindo: o povo joga pétalas de rosas, algo muito emocionante! É um dia especial para mim, pois é no aniversário do casamento dos meus pais”, concluiu.
Em entrevista ao Jornal Voz de Fátima, Dom José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, falou da expectativa das celebrações após os dois anos de restrições:
“Depois do que passamos nestes últimos dois anos com esta pandemia, é sempre muito importante voltarmos de novo a contar com a presença de peregrinos. Mas é preciso perceber que ‘voltar a Fátima’ não é apenas ver de novo o Santuário cheio; é, antes de mais nada, voltar àquilo que Fátima significa na vida das pessoas, dos católicos e de outros que têm em Fátima uma chamada de atenção para a vida, de esperança e de projeção do próprio futuro” , relatou o Bispo.
1/7







Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.